Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulegon, Ana Marlipt_BR
dc.contributor.authorTrindade, Leticia Pimentelpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:06:13Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133920pt_BR
dc.description.abstractFrequentemente é possível deparar-se com afirmações referente à Matemática, que provoca inquietude e faz-se necessário reflexões acerca dessa disciplina tão intensa, que ao mesmo tempo fascina e intriga, afinal é receio ou mito que faz da Matemática uma vilã de difícil compreensão e aprendizado. As implicações de tal ideia muitas vezes estão relacionadas às didáticas aplicadas, que por sua vez são distantes da realidade do aluno e sustentada por aplicações de fórmulas e repetições de atividades sem sentido para o discente. Então, dentro dessas indagações, o presente trabalho visa buscar meios que possam melhorar esta concepção e buscou investigar o importante papel que a tecnologia possui no âmbito de ensino aprendizagem, juntamente com a prática pedagógica, acerca do Teorema de Pitágoras, tendo em vista que este é um conteúdo de Matemática significante para que se possa compreender o mundo em que se vive. A pesquisa é de caráter qualitativo e fundamenta-se teoricamente em aprendizagem eloquente, bem como no desenvolvimento do pensamento crítico. A investigação foi realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, a partir do uso do Software Geogebra para o conhecimento e desenvolvimento da prática. A investigação evidenciou a contribuição do uso tecnológico no que se diz respeito a melhoras na qualidade do ensino e da instrução do tema escolhido para esta pesquisa, pois a proposta desenvolvida deverá atrair o aluno, tornando-o construtor do seu próprio conhecimento e aprendizado porque esta concepção será o princípio que o conduz para uma formação significativa.pt_BR
dc.description.abstractOften you can be faced with claims related to Mathematics, which causes restlessness and it is necessary reflections on this discipline so intense that both fascinates and intrigues, after all is fear or myth that mathematics is a villain difficult to understand and learning. The implications of this idea are often related to the applied teaching, which in turn are far from the reality of the student and supported by application of formulas and repetitions of meaningless activities for the students. So within these questions, this study aims to find ways that they can improve this design and sought to investigate the role that technology has in educational learning, together with the pedagogical practice, about the Pythagorean theorem, given that this Mathematics is a significant content so that we can understand the world in which we live. The research is qualitative and theoretically based themselves in eloquent learning, and the development of critical thinking. The research was conducted with students from 9th grade of elementary school, a public school in the Rio Grande do Sul State the Northwest, from the use of the Geogebra software for the practical knowledge and development. The research highlighted the contribution of technological use as it relates to improvements in the quality of teaching and education theme chosen for this research because the proposal developed is expected to attract students, making it the builder of their own knowledge and learning because this design is the principle that leads to a significant training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPythagorean theoremen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectComputer in educationen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectGeogebraen
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.titleGeoGebra : uma proposta aliada aos recursos tecnológicos para o ensino-aprendizagem do teorema de Pitágoraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981774pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples