Repositório Digital

A- A A+

A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual

.

A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual
Autor Radin, Clair Andreazza
Orientador Favaretto, Fernando
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Equipamento audiovisual
Linguagem oral
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
[en] Audiovisual resources
[en] Media
[en] Oral and teaching-learning process
Resumo Neste trabalho pretende-se destacar o papel das tecnologias como apoio no processo ensino- aprendizagem, especificamente o vídeo, explorando algumas de suas potencialidades como recurso pedagógico. Ainda, discute-se a relação dos alunos de educação infantil com processos de construção e aquisição da linguagem, muitos deles auxiliados pelo vídeo e pelo conto, além de explorar recursos audiovisuais e mostrar a importância da mídia digital. Pretende-se, também, recuperar as histórias da primeira infância, valorizando a língua como veículo de comunicação e expressão das crianças, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita por meio da exploração dos recursos audiovisuais, possibilitando a reflexão sobre a língua e seus múltiplos mecanismos. O principal objetivo é oportunizar às crianças o contato com as mais diversas formas de leitura, proporcionando-lhes momentos prazerosos, desafiadores, levando-as a perceber que o ato de ler (mesmo que de forma não convencional), além de poder ser usado como obtenção de informações, pode ser muito divertido, lúdico, bem como desenvolve a imaginação, a linguagem oral, gráfica e corporal. Para tanto, foram utilizadas diferentes linguagens — verbal, visual, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, transformando os conhecimentos prévios, envolvendo-as significativamente nas mais diversas atividades, reconhecendo e valorizando as mais diversas formas de ler e escrever, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento, bem como aguçar a autoestima e a confiança de nossas crianças quanto ao seu potencial cognitivo... Os estudos e as experiências aqui desenvolvidas mostraram que a interação com o mundo oral e escrito e a exposição da criança a estímulos e recursos como o audiovisual contribuem muito para a construção de novos conhecimentos.
Abstract This work aims to highlight the role of technologies to support the learning process, specifically the video, exploring some of its potential as an educational resource. Also discusses the relationship of early childhood education students with construction processes and language acquisition, many of them assisted by video and the story, and explore visual aids and show the importance of digital media. It has being intended to also recover the stories of early childhood, valuing the language as a vehicle of communication and expression of children, including language development, reading and writing through the exploitation of audiovisual resources, enabling reflection on language and its multiple mechanisms. The main objective is to create opportunities for children up with many different ways of reading by providing them enjoyable, challenging times; leading them to realize that the act of reading (even if in an unconventional way), and can be used as obtaining information, can be great fun, playful and develops the imagination, oral language, graphic and body. Therefore, they used different languages - verbal, visual, graphic, plastic and body. As a means to produce, express and communicate their ideas, transforming prior knowledge by involving them significantly in several activities, recognizing and appreciating the diverse forms to read and write, encouraging a love of reading, enriching the creativity, imagination and knowledge, and sharpen their self-esteem and confidence of our children as to their cognitive potential .. The studies and experiments developed here showed that the interaction with oral and written word and the child's exposure to stimuli and resources such as audiovisual contribute much to the construction of new knowledge.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133976
Arquivos Descrição Formato
000978800.pdf (797.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.