Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Martha Barcellospt_BR
dc.contributor.authorSouza, Angelica Edite Sonnenstrahl dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:30Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133985pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade dentro e fora da escola, sendo necessário um olhar sobre a forma como elas são trabalhadas e incorporadas ao cotidiano escolar de acordo com os objetivos propostos no currículo educacional. O presente trabalho é composto por uma revisão bibliográfica que busca esclarecer a forma como as aprendizagens e afeto são compreendidos dentro do processo de ensino-aprendizagem, na elaboração do currículo integrado e sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores regentes de TICs nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas sobre a formação docente, acesso à internet, planejamento, construção de pareceres, participação em conselho de classe, atividades de sala de aula e as utilizadas no Laboratório de Informática. A forma como o currículo é organizado pode contemplar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. A distinção entre nativos e imigrantes digitais auxilia na compreensão da resistência dos professores em usar as tecnologias na sala de aula e a facilidade com que os alunos lidam com elas.pt_BR
dc.description.abstractInformation and communication technologies are a reality in and out of school, requiring a look at how they are worked and incorporated into the school routine according to the proposed objectives in the educational curriculum. This study consists of a literature review that seeks to clarify how learning and affection are understood within the teaching-learning process in the preparation of integrated curriculum and the use of Information and Communication Technologies in Education. A field survey of school teachers of ICT in public schools of the northwest quadrant of Canoas on teacher training was conducted, internet access, planning, construction advice, participation in class council, classroom activities and those used in the Computer Lab. The way the curriculum is organized can contemplate the construction of knowledge and the development of skills and competencies of students. The distinction between natives and digital immigrants helps in understanding the teachers' resistance to using technology in the classroom and the ease with which students deal with them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleA aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975915pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples