Repositório Digital

A- A A+

Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso

.

Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso
Autor Silva, Cátia Isabel Ferreira da
Orientador Rodrigues, Graciela Fagundes
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Criança
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[es] Agenesia del cuerpo calloso
[es] Aprender
[es] Comunicación
[es] Tableta
[es] Tecnología de la información
Resumo Este estudo tem como objetivo principal conhecer de que forma o uso do tablet pode auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso. Entendendo que este estudo, prioriza o movimento de investigar esta agenesia e seus efeitos sobre a criança em fase de desenvolvimento, permite conhecer os desafios que se coloca sobre ela, sobretudo no que diz respeito a sua aprendizagem na escola regular e o quanto ações pedagógicas que envolvam a Tecnologia da Informação e Comunicação são capazes de contribuir. Para o desenvolvimento deste trabalho, iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica acerca da agenesia, o que é, e seus efeitos sobre o indivíduo. É importante mencionar que há poucos estudos na área da Educação associando este quadro, à aprendizagem destas crianças em escolas regulares, bem como ao uso do tablet como material pedagógico no auxílio à aprendizagem. A maioria dos artigos encontrados, estão na área da Medicina. Foi realizado um estudo de caso com intervenções pedagógicas utilizando aplicativos através de um tablet. Os resultados da pesquisa indicam que o uso do tablet em intervenções pedagógicas com a criança de agenesia do corpo caloso auxilia muito no desenvolvimento de sua atenção, memória e na sua aprendizagem. Os resultados obtidos, nesse caso, foram muito reveladores, podendo orientar para novos estudos nesse campo.
Resumen Este estudio tiene como objetivo conocer cómo utilizar la tableta puede ayudar en el proceso de aprendizaje de los niños con agenesia del cuerpo calloso. Entendiendo que este estudio prioriza moción para investigar este agenesia y sus efectos sobre el desarrollo del niño, permite conocer los retos que surgen en virtud del mismo, particularmente con respecto a su aprendizaje escolar regular y cómo las acciones pedagógicas involucrando Tecnología de Información y Comunicación son capaces de aportar. Para desarrollar este trabajo se inició con una literatura describe acerca de agenesia, lo que es y sus efectos sobre el individuo. Es importante mencionar que existen pocos estudios en la educación relativa a estos casos de agenesia, el aprendizaje de estos niños en las escuelas regulares, así como el uso de materiales educativos de tabletas como una ayuda para el aprendizaje, y la mayoría de los artículos están en área de la medicina. Un estudio de caso con las intervenciones educativas que utilizan las aplicaciones a través de una tableta se llevó a cabo. Los resultados de la encuesta indican que el uso de la tableta en las intervenciones pedagógicas con agenesia del cuerpo calloso niño ayuda mucho a desarrollar su atención, la memoria y el aprendizaje. Los resultados en este caso eran bastante reveladora y pueden servir de guía para futuros estudios en este campo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133988
Arquivos Descrição Formato
000978012.pdf (730.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.