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O uso de jogos virtuais aplicados ao currículo de biologia do ensino médio

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O uso de jogos virtuais aplicados ao currículo de biologia do ensino médio

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Título O uso de jogos virtuais aplicados ao currículo de biologia do ensino médio
Outro título Virtual games used in the high school biology curriculum
Autor Freitas, Cristiane Janssen de
Orientador Rodrigues, Alessandra Pereira
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ambiente virtual
Biologia
Jogos pedagógicos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Biology
[en] High school
[en] Virtual games
Resumo O presente trabalho teve como objetivo analisar jogos virtuais utilizados como complemento dos estudos de biologia do currículo no ensino médio. Em um primeiro momento há um referencial teórico enfatizando legislação, conceitos e significados dos jogos virtuais, seguido de um histórico com possibilidades de uso, as suas aplicações nas ciências biológicas e exemplos de jogos disponíveis. O estudo foi realizado através de observação e aplicação de planos de aulas com questões objetivas e subjetivas direcionadas há alguns jogos virtuais. Através dos resultados percebeu-se que há um número significativo de alunos com interesse nos jogos como complemento aos estudos de biologia. Todavia ainda pensa-se que deve haver uma reformulação do currículo de biologia, trazendo para este um aprendizado mais significativo e eficaz, que sirva não só para decorar, mas que seja um alicerce na construção de pensamento crítico.
Abstract The present study was conducted objective to analyze virtual games used as a complement to the studies of biology in high school curriculum. In a first moment there is a theoretical research encompassing legislation, concepts and meanings of virtual Games, followed of a historical with use of possibilities, their applications in the biological sciences and examples of games available. The study was conducted by observation and application lessons with objective and subjective issues some virtual games. From the results it is clear that a significant number of students with interest in the game in addition to biological studies. But still it is thought that there should be a review of the biology curriculum, bringing to this a more meaningful and effective learning, which will serve not only for decorating, but that is a building block in the construction of critical thinking.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133990
Arquivos Descrição Formato
000979588.pdf (885.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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