Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores, Maria Lucia Pozzattipt_BR
dc.contributor.authorPilger, Claidir Veranicept_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:35Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133992pt_BR
dc.description.abstractEsta escrita representa a aprendizagem das regras de construção, formas de elaboração e aplicação dos mapas conceituais de tal modo que haja a possibilidade de identificar como o Cmap Tools pode ser utilizado no dia a dia da escola ou ao menos uma vez por semana. Buscou-se identificar limitações e potencialidades na utilização da ferramenta de autoria Cmap Tools nos contextos, interações e resultados de aprendizagem. Organizou-se um conjunto prático de possibilidades capazes de proporcionar como processo pedagógico de aprendizagens significativas através do diálogo, apresentando-se como mais uma estratégia relevante para facilitar o ensino e a aprendizagem. Para isso, tornou-se fundamental apresentar as bases teóricas e formas básicas de utilização dos mapas conceituais e formas de sua utilização que pudessem ser aplicadas em sala de aula de forma simples, a partir do interesse do aluno. Adotou-se como estratégia metodológica o Estudo de Caso, associado a uma observação de modo que fosse possível alcançar resultados consistentes, construídos a partir da aplicação de instrumento de coleta de dados com um questionário de perguntas, em sua maioria fechadas e a observação efetuada durante todo o processo de investigação. Através de toda pesquisa realizada, verificou-se que a Ferramenta de Autoria Cmap Tools é um recurso entre muitos existentes e que o mapa conceitual construído a partir dele pode ser enquadrado como uma ferramenta pedagógica capaz de favorecer um ensino mais significativo, criativo e prazeroso e suas estratégias permitem gerar expressivas mudanças nas atividades educacionais cotidianas contribuindo na construção de situações de aprendizagem com aulas mais dinâmicas, colaborativas e integradas.pt_BR
dc.description.abstractThis writing is learning the rules of construction, preparation of forms and application of conceptual maps in such a way that there is the possibility of identifying as Cmap Tools can be used on the school day or at least once a week. It has sought to identify limitations and capabilities in the use of Cmap Tools in the contexts, interactions and learning results. A pratical set of possibilities able to provide as a pedagogical process of meaningful learning by presenting more dialogue as an important strategy to facilitate the teaching and learning was organized. For this, it has become essential to present the theoretical foundations and basic ways of using concept maps and how to use that could be applied in a simple way in the classroom from the student's interest. It was adopted as methodological strategy the Case Study associated with a note so that it is possible to achieve consistent results, constructed from the aplplication of data collect instrumentwith a questionnaire with questions mostly closed and the observation made during the research process. Through all research it has verified that the Cmap Tools Authoring Tool is a feature of many existing and the concept map built from it can be framed as a pedagogical tool that can faver a more meaningful teaching, creative and enjoyable and their strategies can generate significant changes in daily educational activities contributing to the construction of learning situations with classes more dynamic, collaborative and integrated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAuthoring tool Cmap Toolsen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectConcept mapsen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.titleFerramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978796pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples