Repositório Digital

A- A A+

Os jogos educacionais na alfabetização : ultrapassando dificuldades no ensino fundamental I

.

Os jogos educacionais na alfabetização : ultrapassando dificuldades no ensino fundamental I

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os jogos educacionais na alfabetização : ultrapassando dificuldades no ensino fundamental I
Outro título The educational games in literacy : overcoming difficulties in elementary school
Autor Alves, Ana Lúcia Veleda
Orientador Amaral, Érico Marcelo Hoff do
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Alfabetização
Dificuldades de aprendizagem
Jogos
[en] Early grades
[en] Educational games
[en] Learning disabilities
[en] Literacy
[en] Media
Resumo Somos membros de uma sociedade cujo ato de ler e escrever são de essencial importância para a comunicação. Entretanto, nos dias atuais, a utilização de aparelhos de multimídia, tornou-se fundamental para que possamos estar integrados na sociedade. Assim, na escola passa a atuar como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem enquanto fonte de lazer e entretenimento. Este trabalho analisa o comportamento dos alunos frente ao uso dos jogos educacionais para mediar o processo de alfabetização; na medida em que o aluno assume o jogo parte integrante de sua alfabetização, explora ferramentas que ocasionam um melhor desempenho escolar, descobre à interação com o mundo tecnológico. Isso integrado a mudança do papel do professor frente a novas metodologias. Sem esquecer que há fatores para que o ensino e a aprendizagem aconteçam, entre eles, processo de ensino estruturado e utilização de jogos como estratégia de ensino, principalmente na alfabetização, colaboram como fator motivador e ponte facilitadora. Assim, os jogos trazem ao aluno aprendizado com interação e colaboração, modificando o modo para análise à escrita da palavra, intuindo, que o ato de escrever é mais que um mero arranjo de letras. Além disso, promove processos de aprendizagem por auxiliar na abstração e na construção de conceitos quando submetido a desafios, pois com os jogos educacionais aprendem a cooperar, elaborar estratégias e projetar consequências de longo e curto prazo corroborando mediar o processo de alfabetização por meio da reflexão.
Abstract We are members of a society whose act of reading and writing are central to communication. However, nowadays, the use of multimedia devices, it has become essential for us to be integrated into society. So the school now operates as an auxiliary in the teaching-learning as a source of leisure and entertainment. This paper analyzes the behavior of students regarding their use of educational games to mediate the process of literacy; to the extent that the student takes the game part of their literacy, explores tools that bring a better school performance, discovers the interaction with the technological world. This integrated changing role of the teacher front of the new methodologies. Without forgetting that there are factors to teaching and learning happen, including structured teaching process and use of games as a teaching strategy, especially in literacy, collaborate as motivator and facilitator bridge. Thus, the games bring to student learning with interaction and collaboration by modifying the way to analyze the written word, sensing that the act of writing is more than a mere arrangement of letters. It also promotes learning processes for assisting in abstraction and building concepts when subjected to challenges, as with educational games learn to cooperate, develop strategies and design over short-term consequences and corroborating mediate the process of literacy through reflection.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133995
Arquivos Descrição Formato
000975877.pdf (907.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.