Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Érico Marcelo Hoff dopt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ana Lúcia Veledapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:36Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133995pt_BR
dc.description.abstractSomos membros de uma sociedade cujo ato de ler e escrever são de essencial importância para a comunicação. Entretanto, nos dias atuais, a utilização de aparelhos de multimídia, tornou-se fundamental para que possamos estar integrados na sociedade. Assim, na escola passa a atuar como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem enquanto fonte de lazer e entretenimento. Este trabalho analisa o comportamento dos alunos frente ao uso dos jogos educacionais para mediar o processo de alfabetização; na medida em que o aluno assume o jogo parte integrante de sua alfabetização, explora ferramentas que ocasionam um melhor desempenho escolar, descobre à interação com o mundo tecnológico. Isso integrado a mudança do papel do professor frente a novas metodologias. Sem esquecer que há fatores para que o ensino e a aprendizagem aconteçam, entre eles, processo de ensino estruturado e utilização de jogos como estratégia de ensino, principalmente na alfabetização, colaboram como fator motivador e ponte facilitadora. Assim, os jogos trazem ao aluno aprendizado com interação e colaboração, modificando o modo para análise à escrita da palavra, intuindo, que o ato de escrever é mais que um mero arranjo de letras. Além disso, promove processos de aprendizagem por auxiliar na abstração e na construção de conceitos quando submetido a desafios, pois com os jogos educacionais aprendem a cooperar, elaborar estratégias e projetar consequências de longo e curto prazo corroborando mediar o processo de alfabetização por meio da reflexão.pt_BR
dc.description.abstractWe are members of a society whose act of reading and writing are central to communication. However, nowadays, the use of multimedia devices, it has become essential for us to be integrated into society. So the school now operates as an auxiliary in the teaching-learning as a source of leisure and entertainment. This paper analyzes the behavior of students regarding their use of educational games to mediate the process of literacy; to the extent that the student takes the game part of their literacy, explores tools that bring a better school performance, discovers the interaction with the technological world. This integrated changing role of the teacher front of the new methodologies. Without forgetting that there are factors to teaching and learning happen, including structured teaching process and use of games as a teaching strategy, especially in literacy, collaborate as motivator and facilitator bridge. Thus, the games bring to student learning with interaction and collaboration by modifying the way to analyze the written word, sensing that the act of writing is more than a mere arrangement of letters. It also promotes learning processes for assisting in abstraction and building concepts when subjected to challenges, as with educational games learn to cooperate, develop strategies and design over short-term consequences and corroborating mediate the process of literacy through reflection.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectLearning disabilitiesen
dc.subjectEarly gradesen
dc.subjectEducational gamesen
dc.titleOs jogos educacionais na alfabetização : ultrapassando dificuldades no ensino fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeThe educational games in literacy : overcoming difficulties in elementary schoolen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975877pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples