Repositório Digital

A- A A+

O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional

.

O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional
Autor Bagestan, Diego Berti
Orientador Hahn, Raquel Usevicius
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Moodle
Projeto pedagógico
Relação professor-aluno
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Proposed educational administrative policy
[en] School success
Resumo As políticas públicas têm dado muita ênfase à formação técnica tendo em vista a inserção do cidadão no mundo do trabalho. As escolas têm se organizado para ofertar cursos que atendam as demandas locais e regionais. Um dos maiores problemas existentes diz respeito à evasão e a repetência escolar. Os alunos têm dificuldades em se manter assíduos, bem como de acompanhar o currículo. Faltam às aulas constantemente ou desistem com facilidade. Com o objetivo de elevar os índices de frequência e sucesso escolar, uma escola estadual de educação profissional construiu um novo Projeto Político Pedagógico (PPP) que contempla a formação de professores e a modernização da infraestrutura escolar. Implantou a ferramenta Moodle, capacitou professores e alunos para utilização de uma sala de aula virtual como forma de melhorar o acesso, a interação entre professores e alunos em tempo real e facilitar a vida cidadã dos estudantes. Assim sendo, a sala de aula virtual auxiliou na permanência dos alunos na escola, na conclusão dos estudos com sucesso e na garantia da formação técnica como forma de ingresso qualificado no mercado de trabalho.
Abstract Public policy has given much emphasis on technical training with a view to inclusion of citizens in the workplace. Schools have been organized to offer courses that meet local and regional demands. One of the biggest problems with regard to avoidance and school failure. Students have difficulties in keeping regulars as well as to follow the curriculum. Miss classes or drop out constantly with ease. Aiming to raise attendance rates and academic success, a state school of professional education built a new Pedagogical Political Project (PPP) which includes teacher training and the modernization of school infrastructure. Implemented the Moodle tool, enabled teachers and students to use a virtual classroom as a way to improve access, interaction between teachers and students in real time and facilitate the civic life of the students. Therefore, the virtual classroom helped the students staying in school, completion of studies successfully and ensuring technical training to qualified entry into the labor market.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133999
Arquivos Descrição Formato
000979723.pdf (1.389Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.