Repositório Digital

A- A A+

Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias

.

Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias
Outro título Classroom : rethinking the physical space of the classroom related to the learning process and medias
Autor Comin, Aline
Orientador Silveira, Paloma Dias
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Espaço físico
Mídia
Sala de aula
[en] Classroom
[en] Media
[en] Space
Resumo Repensar o espaço físico da sala de aula significa procurar compreender a relação deste espaço com aprendizagem. O intuito desta monografia é provocar uma reflexão nos alunos e nos professores acerca dos aspectos visuais da sala de aula e discutir sobre quais mídias são importantes para este espaço. Dessa forma, o objetivo geral é discutir sobre estes aspectos, bem como sobre a organização dos lugares dos professores e dos alunos, além dos materiais necessários a uma sala de aula produtiva no que se refere à aprendizagem, dando relevância sobre a utilização das mídias. A forma como a pesquisa foi conduzida baseia-se no método de pesquisa qualitativa, com estudo de caso; sendo assim, professores e alunos foram ouvidos a respeito de suas percepções e demandas sobre o espaço da sala de aula, sua organização e implicação na relação professor-aluno. É dada especial atenção sobre como veem e interpretam a presença das mídias no espaço da sala de aula. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública do município de Serafina Corrêa. Os principais autores que fundamentaram este trabalho são: Paulo Freire (1996), Andrade (2011), Júnior e Gartner (2012), Prensky (2010) e Moran (2014). As principais conclusões foram as de que as mídias são indispensáveis para um ambiente de sala de aula produtiva; que o espaço exerce influência sobre a aprendizagem e que a reflexão precisa se tornar uma prática cada vez mais comum em nossas escolas.
Abstract Rethinking the physical space of the classroom means seeking to understand the relationship of this space with learning. The purpose of this paper is to provoke reflection on the students and teachers about the visual aspects of the classroom and discuss which media are important for this space. Thus, the overall objective is to discuss these issues as well as on the organization of places of teachers and students, in addition to materials for a productive classroom when it comes to learning, giving importance on the use of media. The way the research was conducted based on the qualitative research method, case study; therefore, teachers and students were heard about their perceptions and demands on the space of the classroom, their organization and involvement in student-teacher ratio. Special attention is given on how to see and interpret the presence of media in the classroom space. The curriculum was developed in a public school in the city of Serafina Corrêa. The main authors that supported this work are: Paulo Freire (in 1996), Andrade (2011), Junior and Gartner (2012), Prensky (2010) and Moran (2014). The main conclusions were that the media are essential to a productive classroom environment; the space has influence on learning and reflection have become an increasingly common practice in our schools.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134003
Arquivos Descrição Formato
000975864.pdf (1.417Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.