Repositório Digital

A- A A+

O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais

.

O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais
Autor Silva, Cíntia da
Orientador Franciscatto, Roberto
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Leitura
Língua portuguesa
Produção de textos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Movie maker
[en] Reading
[en] Verbatim production
[en] Videos
Resumo A presente pesquisa visa utilizar o software Movie Maker como uma ferramenta a ser explorada na prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa, para a produção de Vídeo, tendo como objetivo a leitura e a produção de texto publicitário e teatral, uma metodologia diferenciada que tem como objetivo de incentivar os alunos dos Anos/Finais do Ensino Fundamental a desenvolver suas habilidades comunicativas. Sugere uma reflexão sobre as práticas tradicionais do ensino, bem como a importância de incorporar as mídias como ferramenta de auxílio ao professor, como forma de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento levando até a sala de aula questões do dia a dia do aluno de acordo com a realidade em que o mesmo está inserido. O trabalho envolve alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal do município de Barros Cassal, Rio Grande do Sul. O mesmo oportunizou aos alunos produzir vídeos de sua própria autoria, de maneira criativa, divertida e inovadora, envolvendo pesquisas e leituras. Pelos resultados obtidos observou-se que a metodologia adotada criou um ambiente de troca de conhecimentos entre os alunos, onde foram produzidos vídeos com textos realizados pelos mesmos, com muita dedicação e interesse pela proposta sugerida. Nos vídeos pode se perceber elementos da realidade local de cada aluno, além das influências das mídias como realização do produto final, qual seja o vídeo.
Abstract This research aims to use the Movie Maker software as a tool to be exploited in the pedagogical practice of the teacher of Portuguese Language for Video production, with the objective of reading and the production of advertising text and theatrical, a different methodology whose aim to encourage students from Years / Final of elementary school, to develop their communication skills. It suggests a reflection on the traditional teaching practices and the importance of incorporating media as a tool to the teacher as a way to encourage students in the pursuit of knowledge leading to the classroom issues of everyday life of the student according with the reality that it is inserted. The work involves students from the 7th grade school year the Municipal Elementary School the municipality of Barros Cassal Rio Grande do Sul. The same provided an opportunity to the students produce videos of his own in a creative, fun and innovative way, involving research and readings. From the results it was observed that the adopted methodology created a knowledge exchange environment between students which were produced videos with texts made by them with great dedication and interest in the suggested proposal. In the videos you can realize local reality elements of each student in addition to the influences of the media as the realization of the final product, video.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134005
Arquivos Descrição Formato
000978153.pdf (1.520Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.