Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranciscatto, Robertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cíntia dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:42Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134005pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa visa utilizar o software Movie Maker como uma ferramenta a ser explorada na prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa, para a produção de Vídeo, tendo como objetivo a leitura e a produção de texto publicitário e teatral, uma metodologia diferenciada que tem como objetivo de incentivar os alunos dos Anos/Finais do Ensino Fundamental a desenvolver suas habilidades comunicativas. Sugere uma reflexão sobre as práticas tradicionais do ensino, bem como a importância de incorporar as mídias como ferramenta de auxílio ao professor, como forma de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento levando até a sala de aula questões do dia a dia do aluno de acordo com a realidade em que o mesmo está inserido. O trabalho envolve alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal do município de Barros Cassal, Rio Grande do Sul. O mesmo oportunizou aos alunos produzir vídeos de sua própria autoria, de maneira criativa, divertida e inovadora, envolvendo pesquisas e leituras. Pelos resultados obtidos observou-se que a metodologia adotada criou um ambiente de troca de conhecimentos entre os alunos, onde foram produzidos vídeos com textos realizados pelos mesmos, com muita dedicação e interesse pela proposta sugerida. Nos vídeos pode se perceber elementos da realidade local de cada aluno, além das influências das mídias como realização do produto final, qual seja o vídeo.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to use the Movie Maker software as a tool to be exploited in the pedagogical practice of the teacher of Portuguese Language for Video production, with the objective of reading and the production of advertising text and theatrical, a different methodology whose aim to encourage students from Years / Final of elementary school, to develop their communication skills. It suggests a reflection on the traditional teaching practices and the importance of incorporating media as a tool to the teacher as a way to encourage students in the pursuit of knowledge leading to the classroom issues of everyday life of the student according with the reality that it is inserted. The work involves students from the 7th grade school year the Municipal Elementary School the municipality of Barros Cassal Rio Grande do Sul. The same provided an opportunity to the students produce videos of his own in a creative, fun and innovative way, involving research and readings. From the results it was observed that the adopted methodology created a knowledge exchange environment between students which were produced videos with texts made by them with great dedication and interest in the suggested proposal. In the videos you can realize local reality elements of each student in addition to the influences of the media as the realization of the final product, video.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectVerbatim productionen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectMovie makeren
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectVideosen
dc.titleO uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978153pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples