Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiovesan, Sandra Dutrapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Carmem Lucia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:44Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134007pt_BR
dc.description.abstractO vídeo é uma das tecnologias que vem tendo grande destaque na sociedade. Embora seja uma tecnologia de fácil acesso, o professor ainda encontra muita dificuldade para trabalhar como recurso educacional. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a importância do vídeo como recurso pedagógico no processo ensino aprendizagem, para que professores e alunos obtenham maior conhecimento sobre tecnologia, sobretudo, sua usabilidade em sala de aula. Destaca-se a problemática: de que forma o professor busca formação para enfrentar os problemas tecnológicos, sobretudo a produção do vídeo educativo em sala de aula de Língua Estrangeira. Com base nisso realiza-se uma pesquisa de cunho qualitativo, que busca descrever o contexto pesquisado, uma pesquisa bibliográfica, e um referencial teórico que contribuísse com o tema proposto, como: capacitação do professor, a TV e o Vídeo em sala de aula, o vídeo e a língua estrangeira. O estudo procede mediante a coleta e análise dos dados obtidos através de aplicação de questionário aplicado a professores e alunos em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Santana do Livramento. Pode-se observar que o vídeo limita-se ao uso de entretenimento, no entanto, o estudo se mostra relevante à medida que traz uma possibilidade para que o recurso seja utilizado para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, sobretudo na disciplina de Língua Estrangeira (espanhol). Como resultado elaborou-se um projeto que teve como tema um tele jornal que propiciou aos alunos o manuseio direto das tecnologias usadas em sala de aula e puderam apresentar para os outros colegas de turma.pt_BR
dc.description.abstractThe vídeo is a technology that has had great prominence in society. Although it is an easily accessible technology, the teacher still finds it very difficult to work as an educational resource. This paper aims to research about the importance of video as an educational resource in the learning process, taking into account the knowledge of technology between the teacher and the student. There is the problem: how the teacher training seeks to address the technology issues, especially the production of educational video in a foreign language classroom. Based on this accomplishes is a qualitative research, which seeks to describe the researched context, a literature search and a theoretical framework that contributed to the theme, such as teacher training, the TV and the Video in the classroom, the video and the foreign language. The study proceeds through the collection and analysis of data obtained through a questionnaire applied to teachers and students in a Basic Education School State Network of Santana do Livramento Teaching. It can be seen that the video is limited to entertainment use, however, the study shows relevant as it brings a chance for the resource to be used to expand learning opportunities for students, especially in Foreign Language course (Spanish).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectTrainingen
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectVideoen
dc.subjectForeignen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectVídeopt_BR
dc.titleUma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000976986pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples