Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGeller, Marlisept_BR
dc.contributor.authorMaia, Cristiane Gomes dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:48Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134014pt_BR
dc.description.abstractMelhorias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil dependem de diversos fatores, em especial, de propostas que possam contribuir primordialmente para o ensino. As Mídias podem contribuir como recurso valioso para esse processo. Esta pesquisa tem como objetivo verificar através de estudo teórico e pesquisa qualitativa como as Mídias contribuem com o processo de ensino e aprendizagem e Identificar as mais utilizadas pelos professores. Este estudo destaca que no Brasil, a partir do século XIX passou-se a inserir creches e pré-escolas e que este acontecimento foi marcado por diferenças sociais, somente após declarações de leis que a Educação Infantil tornou-se um direito reconhecido das crianças. A pesquisa apresentou a proposta do RCNEI (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) que prevê metas de qualidade para orientar e subsidiar o trabalho pedagógico. Também foi realizado um estudo teórico demonstrando que a utilização das Mídias no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil está em processo de adaptação e que é papel das escolas e professores orientar tais usos como mediadores nesse processo. Por meio da pesquisa foi possível observar que a Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia do Sul e seus profissionais (professoras, equipes pedagógicas e atendente educacional) fazem uso de Mídias como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil.pt_BR
dc.description.abstractImprovements in the teaching and learning process in Early Childhood Education depend on several factors, particularly on proposals which can contribute as a prime factor for teaching. The Media can contribute as a valuable resource for this process. This research aims to verify through theoretical study and qualitative research how the Media contribute to the teaching and learning process and identify the ones that are most used by teachers. This study highlights that in Brazil, from nineteenth century, day care centers and preschools were introduced and this event was marked by social differences and Early Childhood Education became a recognized children’s right only after law declarations. The research presented the proposal of the National Curriculum of Early Childhood Education (RCNEI) which foresees quality goals to guide and support pedagogical work. It was also performed a theoretical work which demonstrates that the use of Media in the teaching and learning process in Early Childhood Education is in an adaptation process and that it is school and teachers’ role to guide such uses as mediators in this process. Through research, it was possible to observe that the Municipal Secretary of Education from Sapucaia do Sul and its professionals (teachers, pedagogical staff and educational attendant) make use of Media as a facilitator resource in the teaching and learning process of Early Childhood Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediaen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectSapucaia do Sul (RS)pt_BR
dc.titleContribuição das mídias no processo de ensino e aprendizagem da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979584pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples