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A gamificação inserida como material de apoio que estimula o aluno no ensino de Matemática

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A gamificação inserida como material de apoio que estimula o aluno no ensino de Matemática

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Título A gamificação inserida como material de apoio que estimula o aluno no ensino de Matemática
Outro título The gamification inserted as support material that stimulates student in mathematics education
Autor Medeiros, Ana Paula Nunes
Orientador Amaral, Érico Marcelo Hoff do
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Estímulo
Jogo eletrônico
Matemática
[en] Engagement
[en] Gamification
[en] Learning
[en] Mathematics
[en] Methodology
[en] Stimulus
Resumo Em uma sociedade cada vez mais informatizada, vivendo na era digital, com uma variedade de mídias, como opções de entretenimento, fica cada vez mais complexo de conseguir manter o foco do aluno no estudo matemático, principalmente nas atividades complementares fora do espaço escolar. Observando esse contexto, podemos constatar a necessidade em estimular o interesse e o engajamento do educando, encontramos um importante recurso metodológico, a gamificação, que tem por base a utilização dos elementos dos jogos no ambiente educacional. Este trabalho visa conceituar e analisar este instrumento como um material de apoio eficaz no processo de aprendizagem da disciplina de matemática. Após a conceituação, apresenta-se um breve relato e discussão de um experimento realizado em uma Escola Estadual, descrevendo a inserção dessa prática em um ambiente de aprendizagem, por fim, considerações gerais que demonstra a aplicação alcançada, ou não, durante o experimento, através de um desenvolvimento cognitivo alegre e descontraído do discente, inserindo o modelo de mecanismo incentivador proposto nesse estudo.
Abstract In a growing computerized society, living the digital age, with a variety of media like entertainment choices, it becomes increasingly complex to focus the student in mathematical study, especially in complementary activities outside school. Noting that context, we can notice the need in raising the interest and engagement of the student, we find an important methodological resource, the gamification, which is based on the use of elements of the games in the educational environment. This paper aims to conceptualize and analyze this instrument as an effective support material in the education process of mathematics discipline. After conceptualization, it presents a brief report and discussion of an experiment conducted in a public school, describing the inclusion of this practice in a learning environment, finally, general considerations of the implementation achieving during the experiment the goal of a joyful and relaxed cognitive development of the student entering the mechanism of incentive model proposed in this study.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134018
Arquivos Descrição Formato
000982536.pdf (1.467Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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