Repositório Digital

A- A A+

O aparelho celular na escola : contra uma educação imóvel

.

O aparelho celular na escola : contra uma educação imóvel

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O aparelho celular na escola : contra uma educação imóvel
Autor Santos, Fernanda dos
Orientador Foohs, Marcelo Magalhães
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Identidade cultural
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
[en] Cell phone in school
[en] Cultural identity
[en] Educommunication
Resumo A presença do celular nas escolas gera conflitos recorrentes entre professores e alunos. A existência de uma lei que proíbe o uso do celular na sala de aula tem motivações e implicações. Ao mesmo tempo em que muitos professores encaram essa situação como um problema, pois os alunos se desviam da principal atividade escolar, há aqueles que se aproveitam dela para enriquecer suas aulas. Propõem trabalhos em que os alunos são protagonistas, responsáveis por sua aprendizagem. A educomunicação então se faz presente. Nessa perspectiva de trabalho, as mídias e, entre elas, o celular, contribuem para o enriquecimento da aprendizagem, que se torna significativa para o aluno. Essa área já conta com muitas experiências de sucesso. É preciso então compreender essas relações conflituosas entre escola, professores, alunos, tecnologias digitais buscando respostas em estudos que tratam das relações entre os sujeitos e a mídia, o consumo e a cultura.
Abstract The presence of cell phones in schools generates recurring conflicts between teachers and students. The existence of a law banning cell phone use in the classroom has motivations and implications. While many teachers perceive this as a problem because students turn away from the main school activity, there are those who take advantage of it to enrich their classes. They propose jobs where students are protagonists, responsible for their learning. In this case, Educommunication is present. In this perspective, the media, and among them, the cell phone contribute to the enrichment of learning which becomes meaningful to the student. This area already has many successful experiences. Therefore, we must understand these conflicting relationships between school, teachers, students, digital technologies, looking for answers in studies dealing with relations between the subject and the media, consumption and culture.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134020
Arquivos Descrição Formato
000980184.pdf (751.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.