Repositório Digital

A- A A+

Web rádio : projeto de instalação e configuração de web rádio escolar e sua proposta pedagógica

.

Web rádio : projeto de instalação e configuração de web rádio escolar e sua proposta pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Web rádio : projeto de instalação e configuração de web rádio escolar e sua proposta pedagógica
Outro título Web radio : web installation and setup radio school project proposal and its educational
Autor Sordi, Débora Lidiane
Orientador Leite, Cláudio Cesar de Musacchio
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Radiodifusão educativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Web
[en] Design
[en] Implementation
[en] Information
[en] School
[en] Technology
[en] Web radio
Resumo Esta monografia apresenta uma proposta do uso pedagógico de uma rádio escolar. Para sua implementação foram considerados os educadores, pensadores e teóricos das áreas de educação, comunicação e pedagogia. É ressaltado no aporte teórico, a importância das tecnologias da informação e da comunicação, principalmente das mídias de áudio e vídeo, no ambiente escolar, demonstrando sua importância no cenário educacional, nas didáticas e práticas pedagógicas dos professores e demonstração de como esta tecnologia pode servir de facilitador da aprendizagem. Esta monografia mostra um caminho possível na elaboração, planejamento, gestão e coordenação, bem como das necessidades técnicas de como instalar, configurar e executar a rádio na escola. Como pesquisa de campo foram aplicados instrumentos de coleta de informações para saber dos professores como eles reagiriam ao projeto de uma rádio na escola e aos alunos foram indagados sobre as possibilidades das pesquisas e atividades de sala de aula serem disponibilizadas nesta tecnologia. Os primeiros resultados indicam que as tecnologias de comunicação e informação podem resignificar os letramentos atuais, permitindo maior motivação dos alunos para os estudos e aprendizagens.
Abstract This paper presents a proposal of the pedagogical use of school radio. For its implementation were considered educators, thinkers and theorists areas of education, communication and pedagogy. It is highlighted in the theoretical framework, the importance of information and communication technologies, especially the audio and video media, the school environment, demonstrating its importance in the educational setting, in didactic and pedagogical practices of teachers and demonstration of how this technology can serve facilitator of learning. This paper shows a possible way in the design, planning, management and coordination as well as technical requirements on how to install, configure and run the radio in school. As fieldwork information collection instruments were applied to know the teachers how they would react to a radio project at school and students were asked about the possibilities of research and classroom activities are available in this technology. The first results indicate that communication and information technologies can reframe the current literacies, allowing greater student motivation for studies and learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134034
Arquivos Descrição Formato
000979699.pdf (593.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.