Repositório Digital

A- A A+

Perspectivas e impasses na mobilização de conhecimentos em música de graduandos em situações de colaboração pianística : estudos exploratórios

.

Perspectivas e impasses na mobilização de conhecimentos em música de graduandos em situações de colaboração pianística : estudos exploratórios

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Perspectivas e impasses na mobilização de conhecimentos em música de graduandos em situações de colaboração pianística : estudos exploratórios
Autor Cianbroni, Samuel Henrique da Silva
Orientador Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Acompanhamento musical
Colaboração pianística
Musica : Conhecimento
[en] Accompaniment
[en] Collaboration
[en] Collaborative pianist
[en] Knowledge mobilization
[en] Musical knowledge
Resumo O presente trabalho teve como objetivo investigar perspectivas e impasses de mobilização de conhecimentos musicais em graduandos nas situações de colaboração pianística. Três bacharelandos em piano foram investigados em três diferentes modalidades de colaboração: instrumental, coral e vocal solo. A metodologia qualitativa se valeu do estudo de caso para a descrição dos dados, coletados através de entrevistas, registro de ensaios, aulas, exames institucionais e performances públicas. Os conceitos de Charlot (2000) sobre mobilização de conhecimentos e o modelo de Santos (2007) foram os fundamentos que nortearam a pesquisa. O modelo de Santos (2007) revelou-se passível de ser empregado no estudo, principalmente no que se refere às diferenças apontadas acerca do ciclo de investigação e de autorregulação, que se revelou distinto entre os participantes investigados. As perspectivas e impasses de mobilização de conhecimentos revelaram-se nas diferentes maneiras de perceber e abordar a atividade de colaboração com as quais os participantes estavam envolvidos, imbuídos tanto de suas crenças como de valores demonstrados. O estudo colocou em evidência dois fatores: (i) a influência que experiências prévias sistematizadas (ou seja, já aprendidas) e formas de interesse pessoal exercem nesta vertente de prática musical e (ii) a importância de se investigar o que já existe em termos de conhecimentos vivenciados (e sistematizados) nas experiências dos estudantes de graduação a fim de se buscar relacionar formas de conhecimento com maneiras de aprender.
Abstract The present work aimed to investigate perspectives and deadlocks of musical knowledge mobilization in undergraduate at pianistic collaboration situations. Three piano bachelors were investigated in three different types of collaboration: instrumental, choral and vocal solo. Qualitative methodology relied on case study for the data description, collected through interviews, rehearses registration, classes, institutional exams and performances. Charlot’s (2000) concepts about knowledge mobilization and Santos’ (2007) model were guide references of this research. Santos’ (2007) model proved to be capable of being employed in this study, mainly for the differences pointed out about research and self-regulation cycle, which proved to be distinct among the investigated participants. The knowledge mobilization perspectives and impasses was revealed at the different ways to understand and address the collaboration activity to which the participants were involved, imbued of their beliefs and stated values. The study showed two factors: (i) the influence exercised by former experiences (already learned) and personal interest in this aspect of musical practice and (ii) the importance of investigating what is already known in terms of experienced knowledge (systematized) of undergraduate students in order to relate forms of knowledge and ways of learning.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/134043
Arquivos Descrição Formato
000987064.pdf (4.126Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.