Repositório Digital

A- A A+

Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras

.

Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras
Autor Trierweiler, Fernanda
Orientador Wanderer, Fernanda
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto GeoGebra : Software
Teorema de Pitágoras
Resumo O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica na área de matemática, que confronta o ensino dito tradicional, baseado no uso exclusivo do livro didático, com o ensino através da utilização de mídias digitais. Para isso foi realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, do município de Nova Petrópolis, envolvendo o conteúdo de Teorema de Pitágoras, com o uso de dois recursos tecnológicos: o vídeo e o software GeoGebra. Os referenciais teóricos utilizados foram os estudos de Notare e Basso (2012), Bressiani (2011), Ribeiro (2013) e Sette (2013). A análise mostrou que a aprendizagem do Teorema de Pitágoras se apresenta mais eficaz com o uso dos recursos de mídias digitais ao invés do ensino dito tradicional.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134096
Arquivos Descrição Formato
000983983.pdf (1.346Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.