Repositório Digital

A- A A+

Construção do conceito de área

.

Construção do conceito de área

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Construção do conceito de área
Autor Rockenbach, Diovana Brambila
Orientador Bisognin, Cleber
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Ensino-aprendizagem
Geometria dinâmica
Resumo A partir da reflexão sobre o estudo da geometria em sala de aula e análise da abordagem feita pelos livros didáticos podemos verificar que a mesma tem sido apresentada de uma maneira vaga e tediosa, já que por sua vez as questões geométricas costumam surgir de forma natural e espontânea, pois existem várias situações-problemas ligadas ao nosso cotidiano que favorecem o desenvolvimento da capacidade de argumentação, de construir conceitos, fazendo com que o aluno se aproprie da construção do seu próprio conhecimento. A Geometria torna a leitura interpretativa do mundo mais completa, a comunicação das ideias se amplia e a visão de Matemática torna-se fácil de entender (NETO, 2007). A partir desse estudo venho apresentar uma sequência didática que possui como principal objetivo uma proposta de ensino do conceito de área através da decomposição e composição de figuras, em um ambiente de geometria dinâmica, realizada em uma turma do 7ª ano no Colégio Adventista de Viamão.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134113
Arquivos Descrição Formato
000983918.pdf (1.501Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.