Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorLemmertz, Aline Stiederpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:36Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134123pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo visa apresentar uma pesquisa realizada a partir de uma experiência didática sobre a identificação de polígonos em mosaicos, usando tecnologias como a fotografia, o vídeo e o software de geometria dinâmica, Geogebra, tendo como objetivos propor uma alternativa didática para o ensino de polígonos através de um fato do cotidiano dos alunos e observar o comportamento deles frente ao uso dessas tecnologias. Essa pesquisa foi realizada com uma turma de 6º ano de uma escola municipal do município de Portão, na qual foi proposto aos alunos que tirassem fotografias, usando tablets, de mosaicos que fossem encontrando pela escola e em uma caminhada pela vizinhança. Partindo desses registros foi possível identificar polígonos, que foram salientados nos vídeos apresentados à turma e depois utilizados na construção de mosaicos no software Geogebra. Verificou-se que a utilização da tecnologia proporcionou aos alunos a discussão de conhecimentos matemáticos sobre os polígonos, salientando o que já sabiam e promovendo a informação de termos geométricos referentes ao assunto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleFotografia e educação matemática : identificando polígonos em mosaicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983576pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples