Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBona, Aline Silva dept_BR
dc.contributor.authorRohde, Michelle Schlesnerpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:36Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134125pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho descreve um estudo de caso onde o objetivo principal é a aplicação das Situações Didáticas propostas no material elaborado pelo Programa Nacional de Educação Financeira para o Ensino Médio, utilizando uma ferramenta tecnológica presente em todos os computadores: A Planilha Eletrônica. A pesquisa teórica que fortalece a prática desta situação está fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, bem como a pesquisa desenvolvida por Renato Jover (2014) onde ele defende a Matemática como principal disciplina para a inserção da Educação Financeira. Já a utilização da Planilha Eletrônica no ensino de Matemática Financeira é defendido por Filho(2008). A prática foi desenvolvida em uma turma de Segundo ano do ensino Médio noturno onde a maioria dos alunos está se inserindo no mercado de trabalho e já reconhece a importância e a necessidade de uma Educação Financeira para o seu futuro. Ao mesmo tempo em que se desenvolveu a prática, foi possível abordar conceitos fundamentais da Matemática, entre eles a Função Exponencial e a Função Afim e, mesmo com a complexidade destes conceitos, o sentido adotado na Educação Financeira transformou o entendimento básico em algo simples e lógico.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.titleA matemática financeira e a planilha eletrônica aliadas na educação financeira emancipatóriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984609pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples