Repositório Digital

A- A A+

Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia

.

Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia
Autor Nascimento, Maiara Bueno do
Orientador Bona, Aline Silva de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Frações
GeoGebra : Software
Resumo O presente trabalho apresenta reflexões sobre o estudo de caso no ensino de números fracionários, com abordagem em mídias digitais. Aplicado no primeiro semestre de 2015, com o curso Técnico Profissionalizante em Radiologia do Instituto de Educação Marquês de Herval. Frações é um dos componentes obrigatórios da estrutura curricular do curso em virtude dos cálculos de gotejamento. Mesmo sendo um conteúdo de ensino fundamental, os alunos não reconhecem a importância e utilização precisa deste conjunto. Esta prática foi desenvolvida com a necessidade de adequar o ensino de frações ao nível dos alunos, de modo que eles tenham conhecimento e propriedade de manuseio e manipulação destes números em diferentes representações. Neste relato descreveu-se a pesquisa desenvolvida utilizando o recurso das mídias digitais – Software GeoGebra, atividades online, o perfil da turma de aplicação, o instituto alvo de pesquisa, a estrutura curricular do curso, o método de avaliação da rede CNEC, o programa de aplicação, o ensino de números fracionários, o conhecimento prévio dos alunos buscando justificar a intervenção do meio educacional. Para concluir foram analisados os dados coletados (prints de tela, revisão dos cadernos de aula, desenvolvimento em aula, fotos e relatórios da atividade no laboratório de informática) junto aos alunos, antes e durante o processo, refletiu-se sobre a prática e a validade da experiência. Os resultados deste estudo de caso aliado com as minhas experiências anteriores, forneceram-me diretrizes que irão auxiliar no planejamento das aulas integrando o uso das mídias digitais as metodologias já utilizadas nas sequências didáticas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134135
Arquivos Descrição Formato
000984570.pdf (981.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.