Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBona, Aline Silva dept_BR
dc.contributor.authorNascimento, Maiara Bueno dopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:42Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134135pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta reflexões sobre o estudo de caso no ensino de números fracionários, com abordagem em mídias digitais. Aplicado no primeiro semestre de 2015, com o curso Técnico Profissionalizante em Radiologia do Instituto de Educação Marquês de Herval. Frações é um dos componentes obrigatórios da estrutura curricular do curso em virtude dos cálculos de gotejamento. Mesmo sendo um conteúdo de ensino fundamental, os alunos não reconhecem a importância e utilização precisa deste conjunto. Esta prática foi desenvolvida com a necessidade de adequar o ensino de frações ao nível dos alunos, de modo que eles tenham conhecimento e propriedade de manuseio e manipulação destes números em diferentes representações. Neste relato descreveu-se a pesquisa desenvolvida utilizando o recurso das mídias digitais – Software GeoGebra, atividades online, o perfil da turma de aplicação, o instituto alvo de pesquisa, a estrutura curricular do curso, o método de avaliação da rede CNEC, o programa de aplicação, o ensino de números fracionários, o conhecimento prévio dos alunos buscando justificar a intervenção do meio educacional. Para concluir foram analisados os dados coletados (prints de tela, revisão dos cadernos de aula, desenvolvimento em aula, fotos e relatórios da atividade no laboratório de informática) junto aos alunos, antes e durante o processo, refletiu-se sobre a prática e a validade da experiência. Os resultados deste estudo de caso aliado com as minhas experiências anteriores, forneceram-me diretrizes que irão auxiliar no planejamento das aulas integrando o uso das mídias digitais as metodologias já utilizadas nas sequências didáticas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.titleUma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984570pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples