O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia
dc.contributor.advisor | Fioreze, Leandra Anversa | pt_BR |
dc.contributor.author | De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134150 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo é o relato de uma experiência com o ensino de Geometria. Baseado em um método de estudo de caso, este foi realizado por meio de uma investigação decorrente de uma intervenção experimental em sala de aula, o qual envolveu o ensino de conceitos geométricos, por meio da utilização da arte do Origami e da tecnologia do Software GeoGebra. A pesquisa foi efetivada com sete alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A intenção foi a de promover a interação ativa dos estudantes com a Geometria a partir do manuseio do Origami e da construção de figuras no GeoGebra. Foi possível identificar também as potencialidades que uma atividade diferenciada pode proporcionar ao ensino da Geometria, constituindo-se então num fator de estímulo a participação do educando na construção do conhecimento, favorecendo a sua aprendizagem. Durante estes encontros foi constatado grande interesse dos alunos na realização das propostas, que vão desde a análise das figuras até a construção das suas próprias tarefas, bem como o bom entendimento dos mesmos em relação aos conceitos geométricos abordados em sala de aula com ajuda do Origami e do Software GeoGebra. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.title | O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984674 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License