Repositório Digital

A- A A+

O uso de vídeo e software Poly no estudo de poliedros de Platão

.

O uso de vídeo e software Poly no estudo de poliedros de Platão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de vídeo e software Poly no estudo de poliedros de Platão
Autor Gehrke, Tatiele Tamara
Orientador Fioreze, Leandra Anversa
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Poliedros
Resumo Este artigo tem por finalidade socializar uma sequência didática, aplicada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, envolvendo as características de sólidos geométricos. Deu-se através da manipulação de materiais concretos e por meio da manipulação do software Poly, onde os sólidos geométricos podem ser vistos, tridimensionalmente. A proposta foi elaborada com base na teoria de situações didáticas de Brousseau. Considera-se que a manipulação dos materiais concretos e digitais proporcionou mudanças que promoveram aulas mais dinâmicas, lúdicas e principalmente, para que ocorra a construção de conhecimentos. Constatou-se que são realizadas aproximações entre os sólidos geométricos e objetos/locais da realidade do aluno, bem como, as figuras geométricas planas são facilmente confundidas com o sólido geométrico, que mais se assemelha. Após a análise da prática verificou-se a necessidade da abordagem desse conteúdo não de forma tradicional, mas sim que seja exposta a aplicabilidade e utilidade do conteúdo, para exploração dos conceitos geométricos envolvidos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134158
Arquivos Descrição Formato
000984802.pdf (2.305Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.