Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDoering, Luisa Rodriguezpt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Vanessa de Azeredopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-25T02:04:51Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134168pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo do processo de transição do Ensino Médio para o Ensino Superior na área da Matemática, com foco na disciplina de Cálculo e Geometria Analítica I – A, bem como suas implicações nas concepções de Cálculo de estudantes, segundo uma visão da Teoria APOS. Para realizar esse estudo, mostramos a análise do material produzido por quatro alunos que foram acompanhados durante o segundo semestre letivo de 2013 quando cursavam, pela segunda vez, a disciplina Cálculo e Geometria Analítica I – A. Utilizamos os conceitos da Teoria APOS para auxiliar na interpretação desse material, de modo a interpretar as estratégias de resolução adotadas pelos alunos, bem como suas dificuldades. Observamos que os estudantes analisados nesse trabalho apresentaram posturas diferentes frente à disciplina de Cálculo I.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we present a study of the transition process from high school to higher education in Mathematics, focusing on a first year Calculus course, as well as on its consequences on the student’s conceptions of Calculus, according to an APOS Theory vision. To perform this study, we present an analysis of the material produced by four students who were assisted during the second academic semester of 2013, when they attended this course for the second time. In order to understand the resolution strategies of these students, as well as their difficulties, we use the APOS Theory concepts. We observed that these students presented different behaviors regarding this Calculus discipline.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectCalculus’ teachingen
dc.subjectAPOS Theoryen
dc.titleAs concepções de cálculo na transição do Ensino Médio para o Ensino Superior : uma visão da teoria APOSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986756pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples