Repositório Digital

A- A A+

Construção do conhecimento de funções a partir do desenvolvimento de projetos de aprendizagem

.

Construção do conhecimento de funções a partir do desenvolvimento de projetos de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Construção do conhecimento de funções a partir do desenvolvimento de projetos de aprendizagem
Autor Pazetti, Milaine Vasques
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Co-orientador Mattos, Eduardo Britto Velho de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Construção do conhecimento
[en] Authonomy
[en] Authorship
[en] Constructing knowledge
[en] Functions
[en] Project-based learning
Resumo A educação necessita de mudanças, os projetos de aprendizagem são uma alternativa para que os alunos desenvolvam a capacidade de elaborar e compreender novas estratégias de aprendizagem. Este trabalho trata de analisar como os alunos podem construir o conceito matemático de funções a partir de projetos de aprendizagem, além de estudar o desenvolvimento da autonomia e autoria dos envolvidos no processo de construção do conhecimento. Nesta perspectiva foi realizada a prática de projetos de aprendizagem em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região Metropolitana, utilizando como ferramenta de pesquisa os Smartphones dos alunos da turma. A pesquisa foi desenvolvida utilizando os cinco períodos semanais da disciplina de matemática, durante quatro meses de prática. Partindo dos seus projetos de aprendizagem, os alunos chegaram às funções, desenvolvendo também importantes aprendizagens relacionadas a autoria e a autonomia.
Abstract The education demands changes, and project-based learning is an option for the students to develop their capacity in elaborating and understanding new learning strategies. This work analises how students can build the mathematical concept of functions from learning projects, and also studies the development of the autonomy and the authorship of the involved students in the construction of knowledge. On this direction, the practice of project-based learning was carried out on the 9th grade class of a Public Elementary School in the Metropolitan region, using the students’ smartphones as the tools for the research. The practice was conducted using the five weekly periods of mathematics on that class, and it lasted for four months. Building up from their learning projects, the students reached functions, also developing important abilities related to authorship and autonomy.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134172
Arquivos Descrição Formato
000986710.pdf (1.552Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.