Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorPazetti, Milaine Vasquespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-25T02:04:59Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134172pt_BR
dc.description.abstractA educação necessita de mudanças, os projetos de aprendizagem são uma alternativa para que os alunos desenvolvam a capacidade de elaborar e compreender novas estratégias de aprendizagem. Este trabalho trata de analisar como os alunos podem construir o conceito matemático de funções a partir de projetos de aprendizagem, além de estudar o desenvolvimento da autonomia e autoria dos envolvidos no processo de construção do conhecimento. Nesta perspectiva foi realizada a prática de projetos de aprendizagem em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região Metropolitana, utilizando como ferramenta de pesquisa os Smartphones dos alunos da turma. A pesquisa foi desenvolvida utilizando os cinco períodos semanais da disciplina de matemática, durante quatro meses de prática. Partindo dos seus projetos de aprendizagem, os alunos chegaram às funções, desenvolvendo também importantes aprendizagens relacionadas a autoria e a autonomia.pt_BR
dc.description.abstractThe education demands changes, and project-based learning is an option for the students to develop their capacity in elaborating and understanding new learning strategies. This work analises how students can build the mathematical concept of functions from learning projects, and also studies the development of the autonomy and the authorship of the involved students in the construction of knowledge. On this direction, the practice of project-based learning was carried out on the 9th grade class of a Public Elementary School in the Metropolitan region, using the students’ smartphones as the tools for the research. The practice was conducted using the five weekly periods of mathematics on that class, and it lasted for four months. Building up from their learning projects, the students reached functions, also developing important abilities related to authorship and autonomy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProject-based learningen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectAuthonomyen
dc.subjectAuthorshipen
dc.subjectConstructing knowledgeen
dc.subjectFunctionsen
dc.titleConstrução do conhecimento de funções a partir do desenvolvimento de projetos de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMattos, Eduardo Britto Velho dept_BR
dc.identifier.nrb000986710pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples