Repositório Digital

A- A A+

Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D

.

Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D
Autor Mentz, Jaqueline Maria Götz
Orientador Soares, Débora da Silva
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto GeoGebra : Software
Geometria espacial
[en] Digital technologies
[en] Mathematics education
[en] Spatial geometry
[en] Visualization
Resumo A presente pesquisa teve por objetivo analisar as possíveis contribuições que o uso do software GeoGebra 3D pode trazer para a visualização e compreensão de alguns conceitos de Geometria Espacial: sólidos geométricos, vértices, arestas, faces, área de superfície e volume. Para isso, foi desenvolvida uma investigação com base no paradigma qualitativo de pesquisa, a qual se baseou na elaboração e aplicação de uma prática com alunos de terceiro ano do Ensino Médio, no Colégio Ivo Bühler – CIEP, localizado na cidade de Montenegro- RS. A prática foi realizada em cinco encontros a partir da aplicação de um questionário inicial, três atividades de construção no software e um questionário final. Por meio da análise dos dados obtidos, baseada principalmente nas ideias de Gravina e Miskulin, foi possível perceber que as atividades de construção de sólidos geométricos no GeoGebra 3D contribuíram para a visualização e compreensão dos conceitos geométricos por parte dos alunos envolvidos na pesquisa. Conforme foi possível observar durante a análise, essa contribuição esteve relacionada principalmente com o dinamismo oferecido pelo software, aspecto que também foi destacado pelos alunos participantes da pesquisa.
Abstract This study aimed to analyze the possible contributions that the use of software GeoGebra 3D can bring to the visualization and understanding of some concepts of spatial geometry: geometric solids, vertices, edges, faces, surface area and volume. For this, a qualitative research was conducted. The study was based on the development and implementation of a teaching practice with students of the third year of high school, at Ivo Bühler School - CIEP, Montenegro, RS, Brazil. The practice was conducted in five meetings and consisted of the application of an initial questionnaire, three building activities with the software and a final questionnaire. The data analysis, mainly based on ideas of Gravina and Miskulin , revealed that the construction activities of geometric solids in GeoGebra 3D contributed to the visualization and understanding of geometrical concepts by the students involved in the research. As observed in data analysis, this contribution was mainly related with the dynamism offered by the software, an aspect that was also noticed by the students that participated in the research.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134175
Arquivos Descrição Formato
000986687.pdf (11.10Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.