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Problemas ambientais causados por agrotóxicos : uma proposta de formação de professores de química viabilizando a metodologia da resolução de problemas

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Problemas ambientais causados por agrotóxicos : uma proposta de formação de professores de química viabilizando a metodologia da resolução de problemas

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Título Problemas ambientais causados por agrotóxicos : uma proposta de formação de professores de química viabilizando a metodologia da resolução de problemas
Autor Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo
Orientador Passos, Camila Greff
Co-orientador Sirtori, Carla
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Programa de Pós-Graduação em Química.
Assunto Agrotóxicos
Educação ambiental
Formação de professores : Química
Resumo Nesta dissertação realizou-se um Estudo de Caso no campo da formação de professores de Química. O objetivo geral desta pesquisa foi o trabalho com professores e futuros professores, no que tange aos aspectos teóricos e práticos da metodologia de Resolução de Problemas associada à temática Agrotóxicos. Os dados desta investigação foram levantados em um curso de extensão universitária sobre Educação Ambiental, Resolução de Problemas e ensino de Química. As análises foram embasadas nas contribuições teóricas de autores como Frederico Peres da Costa e Josino Costa Moreira sobre Agrotóxicos; Ana Maria Pessoa de Carvalho e Daniel Gil-Pérez sobre formação de professores; María Del Puy Pérez Echeverría e Juan Ignacio Pozo sobre Resolução de Problemas. O curso de extensão universitária aconteceu nos meses de março a julho de 2015 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os cursistas, a partir de uma visão mais abrangente a respeito de questões relativas à Educação Ambiental, à Resolução de Problemas e ao ensino de Química trabalhada durante o curso, vivenciaram a Resolução de Problemas propriamente dita no papel de alunos. Isto se deu devido ao fato de, por intermédio da contextualização dos conteúdos trabalhados, criamos problemas para serem resolvidos pelos inscritos. Os resultados evidenciam que por intermédio dos conteúdos apresentados no curso e pela vivência da Resolução de Problemas os docentes puderam perceber novas possibilidades de trabalho em sala de aula. Além disso, constataram que a metodologia da Resolução de Problemas é uma prática diferenciada em que há maior interação do aluno com o conteúdo, assim como dos alunos e professores na construção do conhecimento científico contextualizado.
Abstract For this dissertation, a Case Study was carried out in the chemistry teacher training field. The general aim of this research was to work with teachers and future teachers with regards to the theoretical and practical aspects of the Problem Solving methodology in association with the agricultural chemicals issue. The data for the investigation were gathered during a university extension course on Environmental Education, Problem Solving and Teaching of Chemistry. All analyses were founded on the theoretical contributions from authors such as Frederico Peres da Costa and Josino Costa Moreira on Agricultural Chemicals; Ana Maria Pessoa de Carvalho and Daniel Gil-Pérez on Teacher Training; María Del Puy Pérez Echeverría and Juan Ignacio Pozo on Problem Solving. The university extension course took place from March to June 2015 at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). From a broader outlook of issues related to Environmental Education, Problem Solving and Teaching of Chemistry that was worked on throughout the course, the attendees actually experienced Problem Solving in the role of students. That was made possible due to the fact that we created problems to be solved by the attendees by means of contextualizing the contents being worked on. The results brought to evidence that, by means of the contents presented during the course and the Problem Solving experience, the students were able to perceive new possibilities for classroom work. Furthermore, they realized that the Problem Solving methodology is a differentiated practice in which there is greater interaction of students with the contents, and also between students and teachers, in the construction of contextualized scientific knowledge.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/134185
Arquivos Descrição Formato
000985944.pdf (1.725Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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