Repositório Digital

A- A A+

Estratégias de resolução de um problema em uma prática interdisciplinar com abordagem pedagógica em modelagem matemática

.

Estratégias de resolução de um problema em uma prática interdisciplinar com abordagem pedagógica em modelagem matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégias de resolução de um problema em uma prática interdisciplinar com abordagem pedagógica em modelagem matemática
Autor Vergara, Clarissa Fernandes Peralvo
Orientador Soares, Débora da Silva
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Modelagem matematica
[en] Biomathematics
[en] Interdisciplinarity
[en] Mathematical modeling
[en] Troubleshooting strategies
Resumo Esse trabalho de conclusão de curso trata de uma análise das estratégias utilizadas por alunos quando apresentados a uma aula interdisciplinar com abordagem pedagógica em Modelagem Matemática. Para isso, realizou-se uma prática em sala de aula em uma turma do primeiro ano do ensino médio, a qual teve duração de duas aulas na Escola Estadual de Ensino Básico Monsenhor Leopoldo Hoff. Os participantes dessa pesquisa eram em sua maioria provenientes da Vila Bom Jesus, bairro localizado na zona leste de Porto Alegre. Aos alunos foi apresentado um problema sobre a reprodução assexuada de planárias, no qual deveriam resolver uma situação biológica a partir do uso de ferramentas matemáticas. Foram analisadas diferentes soluções apresentadas pelos alunos: gráfico, sequência e tabela. Essas soluções foram satisfatórias e subsidiaram o desenvolvimento dessa pesquisa, na qual evidencia os benefícios de um trabalho interdisciplinar com uma abordagem pedagógica alternativa, nesse caso a Modelagem Matemática.
Abstract The aim of this study is to analyze the strategies applied by students when presented to an interdisciplinary class with a pedagogical approach in Mathematical Modeling. For this, it was conducted a practice in a first year high school class, which lasted 4 hours at the State School of Basic Education Monsignor Leopoldo Hoff. The participants of this research were mostly from Vila Bom Jesus, which is a neighborhood located on the east side of Porto Alegre, Brazil. The students were presented to a problem related to the asexual reproduction of flatworms, in which they should solve a biological situation using mathematical tools. It was analyzed different solutions presented by the students: graphic, sequence and table. These solutions were satisfactory and based the development of this research, which highlights the benefits of an interdisciplinary work with an alternative pedagogical approach, in this case the Mathematical Modeling.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134189
Arquivos Descrição Formato
000986720.pdf (1.162Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.