Repositório Digital

A- A A+

Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica

.

Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica
Autor Machado, André Ferreira
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Construção do conhecimento
[en] Elementary school
[en] Fractions
[en] Math
Resumo Tomando-se como base experiências vividas em sala de aula e constatações realizadas por outros autores e colegas, percebe-se que uma dificuldade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à aprendizagem de números fracionários pode estar relacionada com alguma incompreensão no entendimento de seu significado. Este trabalho visa investigar essa hipótese com base nas causas de tais dificuldades apontadas pelos professores desse nível de ensino. Foram analisados dois livros didáticos de Matemática utilizados em escolas públicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e entrevistadas três docentes. A pesquisa mostrou que o aprendizado dos números fracionários é um processo longo e que eles apresentam diferentes significados, cuja compreensão total requer o desenvolvimento de certas habilidades pelo estudante. Nem todos os docentes percebem a existência de dificuldades e, as que percebem, as atribuem à imaturidade e à ausência do hábito de leitura dos alunos.
Abstract Taking as basis experiences lived in the classroom and findings carried out by another authors and classmates, we realizes that a difficulty by Middle School students related to fractional numbers learning may be related by some shortcoming of understanding of its meaning. This work aim at investigate this hypothesis based on causes of such difficulties appointed by teachers of this level of education. They analyzed two mathematics textbooks used in public schools in Porto Alegre, in Rio Grande do Sul, and three teachers were interviewed. Research has shown that learning of fractional numbers is a long process and that they have different meanings, whose full understanding requires the development of certain skills by the student. Not all teachers realize that there are difficulties and those that realize attribute themselves to immaturity and lack of students' reading habits.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134191
Arquivos Descrição Formato
000986714.pdf (1.590Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.