Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDoering, Luisa Rodriguezpt_BR
dc.contributor.authorMeinerz, Franciele Marcianept_BR
dc.date.accessioned2016-03-25T02:05:41Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134199pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho relata uma experiência realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no qual propomos uma sequência de atividades com foco na investigação matemática. O objetivo desta sequência é introduzir a argumentação nas aulas de Matemática. As atividades buscam instigar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a criar conjecturas e argumentações utilizando a composição e a decomposição de figuras geométricas planas para obtenção de uma fórmula para o cálculo de suas áreas. Para entender um pouco mais sobre a argumentação matemática e sua importância, nos baseamos no estudo sobre argumentação matemática, realizado por Boavida (2005), em sua tese de doutorado. Realizamos uma análise da nossa intervenção pedagógica, na qual percebemos que é possível desenvolver a habilidade argumentativa dos alunos e que a composição e a decomposição de figuras foi um fator relevante para o desenvolvimento das argumentações. Também notamos que, no decorrer das atividades, estabeleceu-se uma preocupação dos alunos com relação à escrita e à justificativa de suas afirmações.pt_BR
dc.description.abstractThis work details an experience performed at Colégio de Aplicação, a school based on the Federal University of Rio Grande do Sul, in which we propose a set of activities that focus on Math investigation. These activities have the objective to introduce Math investigation in middle-school classes. Our study looks for instigating 8-year students to create conjectures and argumentations using the composition and the decomposition of geometric shapes to obtain the formula for calculating their areas. In order to understand more about Math argumentation and its importance, we based our work on the doctoral thesis of Boavida (2005). We also analyzed the results of these activities, and we conclude that they may help in the development of the argumentative skills of students. The composition and the decomposition of geometric shapes were a relevant factor for the argumentation development. We also note that during the activities, the students were concern about the justifications of their statements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMath argumentationen
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectComposition and decomposition of geometric shapesen
dc.subjectMath investigationen
dc.titleO estudo da área via composição e decomposição de figuras planas : uma possibilidade para inserção da argumentação na escola básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986695pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples