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Descredenciamento estético e habilitação narrativa : a construção de um novo modelo para a filosofia da arte em Nöel Carroll

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Descredenciamento estético e habilitação narrativa : a construção de um novo modelo para a filosofia da arte em Nöel Carroll

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Título Descredenciamento estético e habilitação narrativa : a construção de um novo modelo para a filosofia da arte em Nöel Carroll
Autor Gomes, Guilherme Mautone
Orientador Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrer
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
Assunto Carroll, Noël, 1947-
Experiencia estetica
Filosofia analítica
Filosofia da arte
[en] Aesthetic experience
[en] Art
[en] Carroll
[en] Definition
[en] Narrativism
Resumo O objetivo principal desta dissertação consiste na apresentação da contribuição filosófica de Noël Carroll, pensador contemporâneo norte-americano, ao debate sobre o conceito de arte. Seu trabalho principal dentro do tema é duplo. De um lado, Carroll elabora um empreendimento crítico às teorias estéticas da arte que são para ele uma tradição filosófica capaz de fornecer as condições de possibilidade para o surgimento de uma definição estética da arte. E, de outro lado, Carroll elabora um empreendimento propositivo a partir do qual sua posição no debate definicional sobre o termo ‘arte’ pode ser evidenciada. Em sua etapa crítica, o pensamento de Carroll: (1) desenvolve uma genealogia das teorias estéticas, apresentando assim o arcabouço histórico para elas; (2) indica o que é comum a elas, a saber, a definição estética da arte; (3) procede a uma análise lógica dessa definição, apresentando as suas implicações e justificando o seu descredenciamento. Já em sua etapa propositiva, o pensamento de Carroll: (1) realiza um balanço das contribuições filosóficas ao debate definicional, apresentando pensadores importantes como Weitz, Dickie e Danto; (2) desenvolve um método de identificação de arte que dispensa a via definicional, chamado de narrativas identificadoras; (3) apresenta uma série de respostas às objeções desenvolvidas por outros autores ao seu método.
Abstract The main purpose of this work consists in an exposition of Noël Carroll’s philosophical contribution. Carroll is a contemporary North American philosopher whose work focuses on the debate concerning the concept of art. Our view is that his work consists in a twofold undertaking. On one side, Carroll elaborates a critical enterprise to the aesthetic theories of art that, for him, can foster the conditions and the possibilities to the outbreak of an aesthetic definition of art. On the other side, Carroll elaborates a purposeful enterprise through which his position on the definitional debate of the term ‘art’ can be easily understood. On his critical stage, Carroll: (1) makes a genealogy of aesthetic theories, giving them a historical outline; (2) indicates their common core, namely, the aesthetic definition; (3) proceeds analyzing this definition, showing its implications and justifying its disenfranchisement. In addition, on his purposeful stage, Carroll: (1) analyses relevant philosophical contributions to the definitional debate, presenting authors like Weitz, Dickie and Danto; (2) develops a method for art identification that exonerates the traditional definitional approach, called identifying narratives; (3) presents a series of replies to objections to his method made by others philosophers.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/134323
Arquivos Descrição Formato
000987749.pdf (4.521Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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