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Atributos discriminantes baseados em sentimento para a predição de pesquisas eleitorais : um estudo de caso no cenário brasileiro

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Atributos discriminantes baseados em sentimento para a predição de pesquisas eleitorais : um estudo de caso no cenário brasileiro

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Título Atributos discriminantes baseados em sentimento para a predição de pesquisas eleitorais : um estudo de caso no cenário brasileiro
Outro título Sentiment-based features for predicting election polls : a case study on the brazilian scenario
Autor Tumitan, Diego Costa
Orientador Becker, Karin
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Pesquisa operacional
Recuperacao : Informacao
[en] Opinion mining
[en] Sentiment-based prediction
[en] Sentiment classification
[en] User-generated content
Resumo O sucesso da mineração de opiniões para processar automaticamente grandes quantidades de conteúdo opinativo disponíveis na Internet tem sido demonstrado como uma solução de baixa latência e mais barata para a análise de opinião pública. No presente trabalho foi investigado se é possível prever variações de intenção de voto com base em séries temporais de sentimento extraídas de comentários de notícias, utilizando três eleições brasileiras como estudo de caso. As contribuições deste estudo de caso são: a) a comparação de duas abordagens para a mineração de opiniões em conteúdo gerado por usuários em português do Brasil; b) a proposta de dois tipos de atributos discriminantes para representar o sentimento em relação a candidatos políticos a serem usados para a previsão, c) uma abordagem para prever variações de intenção de voto que é adequada para cenários de dados esparsos. Foram desenvolvidos experimentos para avaliar a influência dos atributos discriminantes propostos em relação a acurácia da previsão, e suas respectivas preparações. Os resultados mostraram uma acurácia de 70% na previsão de variações de intenção de voto positivas e negativas. Estas contribuições são importantes passos em direção a um framework que é capaz de combinar opiniões de diversas fontes para encontrar a representatividade de uma população alvo, de modo que se possa obter previsões mais confiáveis.
Abstract The success of opinion mining for automatically processing vast amounts of opinionated content available on the Internet has been demonstrated as a less expensive and lower latency solution for gathering public opinion. In this work, we investigate whether it is possible to predict variations in vote intention based on sentiment time series extracted from news comments, using three Brazilian elections as case study. The contributions of this case study are: a) the comparison of two approaches for opinion mining in user-generated content in Brazilian Portuguese; b) the proposition of two types of features to represent sentiment behavior towards political candidates that can be used for prediction, c) an approach to predict polls vote intention variations that is adequate for scenarios of sparse data. We developed experiments to assess the influence on the forecasting accuracy of the proposed features, and their respective preparation. Our results display an accuracy of 70% in predicting positive and negative variations. These are important contributions towards a more general framework that is able to blend opinions from several different sources to find representativeness of the target population, and make more reliable predictions.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/134373
Arquivos Descrição Formato
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