Repositório Digital

A- A A+

Tecnologias digitais na educação : pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de Língua Inglesa na Educação Básica

.

Tecnologias digitais na educação : pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de Língua Inglesa na Educação Básica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tecnologias digitais na educação : pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de Língua Inglesa na Educação Básica
Outro título Digital technologies in education: research on pedagogical practices in english language teaching in elementary and high school
Autor Cunha, Luciana Vivian da
Orientador Schneider, Daisy
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação básica
Ensino
Língua inglesa
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Digital technologies
[en] Elementary school
[en] English language
[en] High school
[en] Practices
Resumo Esta monografia versa sobre pesquisas realizadas acerca do ensino de Língua Inglesa na Educação Básica, mais especificamente no nível Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com a utilização das tecnologias digitais como recurso. Buscou-se conhecer trabalhos acadêmicos que abordassem o tema, a fim de embasar a atuação da autora como professora de Língua Inglesa na etapa de ensino mencionada. Alguns autores que fundamentaram o estudo foram: Almeida (2015), Silva (2012), Dudeney e Hockly (2007), Tapscott (2010), entre outros. Como metodologia, adotou-se o tipo qualitativo, através do procedimento pesquisa bibliográfica. Foram selecionadas oito publicações através do mecanismo de busca Google Acadêmico em um universo de centenas de produções encontradas inicialmente. Após a análise e discussão dos dados, verificou-se como principal resultado a diversidade existente de recursos tecnológicos digitais utilizados na prática pedagógica no ensino da Língua Inglesa, principalmente em escolas públicas, focando essencialmente nas habilidades de leitura e escrita.
Abstract This monograph is about research conducted on the English teaching in the Elementary and High School, with the use of digital technologies as a resource. Some authors that supported the study were: Almeida (2015), Silva (2012), and Dudeney Hockly (2007) Tapscott (2010). The methodology was adopted the qualitative, through the bibliographic research. Eight publications were selected through the Google Scholar in a universe of hundreds of productions found. After analysis and discussion of the data, it was found as main result the diversity of digital technology resources used in teaching practice in the teaching of English, especially in public schools, focusing on reading and writing skills.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134383
Arquivos Descrição Formato
000986776.pdf (419.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.