Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBoucinha, Rafael Marimonpt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Adriana Arnoldopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:07:30Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134391pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias trazem recursos significativos para auxiliar a aprendizagem, transformando as formas de ensinar e os jeitos de pesquisar. Dentro deste contexto, a Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. Neste trabalho de investigação utilizou-se uma Webquest como Objeto de Aprendizagem no ensino da literatura brasileira. O trabalho se realizou com alunos do ensino médio de um instituto público federal, situado em uma cidade pertencente à Região Metropolitana de Porto Alegre. A Webquest desenvolvida como objeto de aprendizagem intitula-se "Relendo Iracema, de José de Alencar". Levantou-se como objetivo geral descrever uma proposta pedagógica com a Webquest, trazendo uma metodologia que pode ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes. Pretendeu-se verificar se esta metodologia apresentou-se como motivadora e facilitadora da aprendizagem da Literatura e se os alunos se empenharam na solução das tarefas. Além disso, buscou-se compreender as implicações decorrentes da organização dos grupos de trabalho na cooperação e colaboração entre os elementos durante a resolução da Webquest e identificar aspectos essenciais a levar em conta na implementação dessa metodologia. Para atingir os objetivos gerais e específicos propostos deste estudo, utilizou-se como tipo de pesquisa a descritiva qualitativa. Quanto aos procedimentos, utilizou-se o estudo de caso. Pôde-se verificar, de modo geral, que essa ferramenta tecnológica apresentou-se como uma metodologia motivadora e facilitadora da aprendizagem da Literatura pelos seguintes indicadores: ser mais interessante acessar pelo celular do que com caderno e livro; pela mobilidade e praticidade; possui todo conteúdo e materiais; possui vídeo, imagens e links. Estes indícios apontam como os alunos percebem a forma como aprendem, ou seja, tendo adaptabilidade nos diferentes dispositivos, sendo de fácil acesso, em diversos contextos e ambientes, combinando diferentes mídias e estando disponível integralmente. Além de motivar os alunos, pareceu motivar outros professores, mostrando que esta ferramenta possui potencial para projetos interdisciplinares.pt_BR
dc.description.abstractThe technologies bring significant resources to assist learning, transforming the ways of teaching and the ways of searching. Within this context, the Webquest is a learning activity that takes advantage of the wealth of information that, day by day, grows on the Web. In this research work it was used a Webquest as Learning Object in the Brazilian literature education. The work was conducted with high school students from a federal public institution, located in a city belongs to the metropolitan area of Porto Alegre. The Webquest developed as a learning object is entitled "Rereading Iracema, by José de Alencar". Was chosen as general objective to describe a pedagogical proposal with Webquest, bringing a methodology that can help the educator to reach important educational goals. Was intended to verify if this methodology is presented as a motivator and facilitator of learning of Literature and if students was engaged in the solution of tasks. Moreover, it sought to understand the implications of the organization of working groups on cooperation and collaboration between the elements for the resolution of the Webquest and identify essential aspects to consider in implementing this methodology. To achieve the goals and objectives proposed in this study, it was used as kind of research the qualitative descriptive. As for the procedures, we used the case study. Was verified, in general, that this technological tool introduced himself as a motivating and facilitating methodology of the learning of Literature by the following indicators: be more interesting to access the phone than with copybook and book; for mobility and practicality; It has all content and materials; It has video, pictures and links. These evidence indicates how students perceive the way they learn, that is, having adaptability on different devices, and easily accessible, in different contexts and environments, combining different media and being fully available. besides to motivating students, it seemed to motivate other teachers, showing that this tool has potential for interdisciplinary projects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning objecten
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectWebquesten
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.titleRelendo Iracema : uma webquest como objeto de aprendizagem no ensino da literatura brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985531pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localSapucaia do Sul, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples