Repositório Digital

A- A A+

O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica

.

O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica
Outro título The use of information and communication technology (ICT) as facilitators in the process of teaching and learning of students in basic education
Autor Tarachuk, Jacinto Cesar
Orientador Vieira, Martha Barcellos
Co-orientador Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação básica
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Basic education
[en] Communication
[en] Information
[en] Teaching
[en] Technology
Resumo Este trabalho oportuniza a importância do uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na Educação Básica. Nesta Monografia que será desenvolvida, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema. Inicialmente foi apresentada uma visão geral da área dando-se ênfase na importância e na necessidade da utilização da TIC no ensino e aprendizagem. Além disso, é discutido o papel do professor nesse processo e a importância de sua capacitação para usar a tecnologia como recurso educacional. Faz-se referência ao modo como o professor pode agir no sentido de integrar a tecnologia com a metodologia utilizada em sala de aula, como forma de melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. Será proposto um plano de unidade de aprendizagem para ensino de língua estrangeira (Inglês) usando alguns dos recursos abordados. Com a aplicação das tecnologias, há muitas possibilidades de ensinar e de aprender, trabalhando em um modo mais compartilhado, orientado e coordenado pelo professor, com intensa participação dos alunos, tanto individual quando em grupo, onde as tecnologias oferecem aporte (fontes de informação) e suporte (aplicações).
Abstract This paper discusses the importance of using Information and Communication Technology (ICT) as facilitators in the process of teaching and learning of students in basic education. In this Monograph will be developed, it was made a literature review on the topic. Initially an overview of the area is giving emphasis on the importance and necessity of the use of (ICT) in teaching and learning was presented. In addition, it discusses the teacher's role in this process and the importance of their training to use technology as an educational resource. Reference is made to the teacher may act to channel the technologies the methodologies used in the classroom, in order to improve the processes of teaching and learning. Examples of current solutions are discussed and proposed a learning unit plan for foreign language teaching (English) using some from the features discussed. With the application of technology, there are many possibilities for teaching and learning allowing a more shared, guided, coordinated by the teacher, with intense participation of students, individually and collective, where technologies offer input (information sources) and support (applications).
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134393
Arquivos Descrição Formato
000986800.pdf (654.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.