Repositório Digital

A- A A+

A importância do uso das tecnologias na classe de apoio pedagógico

.

A importância do uso das tecnologias na classe de apoio pedagógico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância do uso das tecnologias na classe de apoio pedagógico
Autor Silva, Sílvia Helena Souza da
Orientador Rodrigues, Alessandra Pereira
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Dificuldades de aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Learning
[en] Media
[en] Pedagogical support
[en] Technologies
Resumo O presente estudo pretendeu constatar a importância das Tecnologias de Informação Comunicação na classe de apoio pedagógico. Utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, buscando-se subsídios em obras de educadores, a fim de enriquecer o trabalho e as observações durante as atividades desenvolvidas no processo de ensino aprendizagem dos alunos, permitindo à escola a quebra no paradigma tradicional. O trabalho baseou-se na observação dos alunos da classe de apoio pedagógico, suas dificuldades de aprendizagem na alfabetização, tanto na leitura como na escrita e operações matemáticas. Esses são os motivos que justificaram o aprofundamento dos estudos desta pesquisadora nas tecnologias e mídias usadas na educação. Os alunos da classe do apoio apresentam todo tipo de dificuldade de aprendizagem, como leitura, atenção, escrita e quatro operações, emocionais, psicológicas e neurológicas. Esses alunos são atendidos na sala multifuncional da escola e num espaço na biblioteca. As tecnologias e as mídias que a escola possui, são de grande importância no processo que auxilia os alunos a diminuírem suas dificuldades. Ao estudar os objetos de aprendizagem constatou-se que se pode usar qualquer recurso digital para apoiar a aprendizagem.
Abstract This study aimed to verify the importance of Information Communication Technologies in teaching support class. Was used as a methodological resource to literature, he sought subsidies in works of educators in order to enrich the work and observations during the activities developed in the teaching learning process of students, allowing the school to break the traditional paradigm. The work was based on observation of students of pedagogical support class, their learning difficulties in literacy, both in reading and writing and mathematical operations. These are the reasons for the deepening of studies of this researcher in technology and media used in education. Students support class have all kinds of difficulties learning, how to read, attention, writing and four operations, emotional, psychological and neurological. These students are served in the multipurpose room of the school and a space in the library. Technologies and media the school has are of great importance in the process that helps students to decrease their difficulties. By studying the learning objects it appears that you can use any digital resource to support learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134399
Arquivos Descrição Formato
000986778.pdf (2.004Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.