Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Alessandra Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Sílvia Helena Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:07:35Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134399pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu constatar a importância das Tecnologias de Informação Comunicação na classe de apoio pedagógico. Utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, buscando-se subsídios em obras de educadores, a fim de enriquecer o trabalho e as observações durante as atividades desenvolvidas no processo de ensino aprendizagem dos alunos, permitindo à escola a quebra no paradigma tradicional. O trabalho baseou-se na observação dos alunos da classe de apoio pedagógico, suas dificuldades de aprendizagem na alfabetização, tanto na leitura como na escrita e operações matemáticas. Esses são os motivos que justificaram o aprofundamento dos estudos desta pesquisadora nas tecnologias e mídias usadas na educação. Os alunos da classe do apoio apresentam todo tipo de dificuldade de aprendizagem, como leitura, atenção, escrita e quatro operações, emocionais, psicológicas e neurológicas. Esses alunos são atendidos na sala multifuncional da escola e num espaço na biblioteca. As tecnologias e as mídias que a escola possui, são de grande importância no processo que auxilia os alunos a diminuírem suas dificuldades. Ao estudar os objetos de aprendizagem constatou-se que se pode usar qualquer recurso digital para apoiar a aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to verify the importance of Information Communication Technologies in teaching support class. Was used as a methodological resource to literature, he sought subsidies in works of educators in order to enrich the work and observations during the activities developed in the teaching learning process of students, allowing the school to break the traditional paradigm. The work was based on observation of students of pedagogical support class, their learning difficulties in literacy, both in reading and writing and mathematical operations. These are the reasons for the deepening of studies of this researcher in technology and media used in education. Students support class have all kinds of difficulties learning, how to read, attention, writing and four operations, emotional, psychological and neurological. These students are served in the multipurpose room of the school and a space in the library. Technologies and media the school has are of great importance in the process that helps students to decrease their difficulties. By studying the learning objects it appears that you can use any digital resource to support learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPedagogical supporten
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectMediaen
dc.titleA importância do uso das tecnologias na classe de apoio pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986778pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples