Repositório Digital

A- A A+

Contribuição do software GeoGebra para a alfabetização matemática de jovens e adultos

.

Contribuição do software GeoGebra para a alfabetização matemática de jovens e adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuição do software GeoGebra para a alfabetização matemática de jovens e adultos
Autor Silva, Roger de Abreu
Orientador Schneider, Daisy
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação de jovens e adultos
Ensino
Matemática
Software educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Mathematics literacy
[en] Software GeoGebra
[en] Youth and adult education
Resumo A monografia versa sobre a contribuição do software GeoGebra para a alfabetização matemática de jovens e de adultos. Apresenta as etapas e os resultados de uma pesquisa, que buscou identificar quais as contribuições do referido software na alfabetização matemática de Jovens e Adultos para facilitar a compreensão de conceitos da Geometria Plana no uso da Geometria Dinâmica. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal da cidade de São Leopoldo no Estado do Rio Grande do Sul. Sua abordagem configurou-se como qualitativa, com o método de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de atividades desenvolvidas pelos alunos durante seu período das aulas de Matemática, de aplicação de questionário para diagnóstico antes e depois desse processo, bem como de realização de entrevistas após as atividades. Utilizou-se ainda o método da Análise Textual Discursiva (ATD) para a realização da análise dos dados. Como principais resultados encontrados evidenciou-se que a Geometria Dinâmica possibilita uma melhor compreensão de conceitos da Geometria Plana. A experiência do uso do GeoGebra colaborou com o processo de aprendizagem de conhecimentos matemáticos entre os Jovens e Adultos, construindo o conceito figural e conceitual de determinadas figuras geométricas como o quadrado e o retângulo.
Abstract This monograph considers the contributions of the software GeoGebra to the mathematics literacy of youth and adults. It introduces the stages and results of a survey that aimed to identify which are the contributions of this software to mathematics literacy of youth and adults that favor the comprehension of concepts in Plane Geometry by using Dynamics Geometry. The research was conducted in a public school in São Leopoldo, a city in Rio Grande do Sul state, Brazil. The chosen method was the case study with a qualitative approach. The data collection was performed through the activities developed by the students during their mathematics classes with the application of a diagnosis questionnaire before and after this process, as well as the application of interviews after the activities. The Discursive Textual Analysis (DTA) method was also used to evaluate the data. The main results showed clearly that the Dynamics Geometry provides a broader comprehension of the concepts in Plane Geometry. The experience of using GeoGebra contributed with the learning process of mathematics knowledge among youth and adults, building up the figural and conceptual knowledge of specific geometrical figures as the square and the rectangle.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134403
Arquivos Descrição Formato
000986774.pdf (1.834Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.