Repositório Digital

A- A A+

Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades

.

Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades
Outro título Digital media insertion in the school context : mapping difficulties and possibilities
Autor Santos, Carla da Silva
Orientador Schneider, Daisy
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino médio
Mídia
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Difficulties and possibilities
[en] Digital medias at school
[en] High schools
Resumo Esta monografia tem como objetivo principal analisar as principais dificuldades e dúvidas do corpo docente de uma escola estadual de Ensino Médio do município de Guaíba-RS sobre a utilização das mídias em sala de aula e, em especial, no Laboratório de Informática. Com isso, pretende-se diagnosticar a não utilização destes recursos e a justificativa apresentada pelos participantes. Procura-se refletir sobre as mídias, sua influência na aprendizagem, como também a formação de professores nesta área. O espaço escolar hoje tem inúmeros recursos midiáticos, que concedem a realização de muitas atividades de pesquisa, visualização de vídeos e imagens, possibilitando uma forma ativa e participativa para a construção conhecimentos. Isso possibilita a inovação pedagógica, transformando a aprendizagem em algo prazeroso, bem como a sua inserção no cotidiano do aluno. A metodologia é do tipo qualitativo, aplicando o método de estudo de caso. O principal resultado obtido foi a identificação da falta de estrutura das escolas estaduais para que os docentes possam utilizar com frequência o laboratório de informática, também uma lacuna na formação dos mesmos para utilização desse laboratório, já que é oferecido às escolas um programa operacional pouco conhecido por eles e não utilizado pelos alunos. Diante desse motivo, elaborou-se, a partir de estudos realizados, uma proposta de capacitação de professores com relação ao uso das mídias digitais presentes no laboratório de informática.
Abstract The main goal of this final monograph is to analyze a group of high school teachers main difficulties and doubts from Guaíba- RS about the using of medias in classroom and, specially, in computer´s Labs. It aims at showing the non-utilization of this resource and the arguments used by the participants. The research provides a reflection about the Medias, their influence on learning, and also the educational formation of teachers on this area. The school environment has countless media resources which allows creating many activities, to watch videos and pictures, to make an active and participating way to build knowledge possible. It makes possible a pedagogical innovation, transforming the learning into something pleasant, and including technology in student’s daily life. The methodology is qualitative, applying the case-study method. The main results were the identification of lack of structure in the school, which makes the teachers unable to use the computer´s lab frequently, as well the absence of local teachers educational formation to deal with this technology, since an operating system offered isn´t well known by them neither used by the students. Based on findings of this, a training proposal for teachers concerning the use of digital Medias is presented to be used computer´s lab.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134406
Arquivos Descrição Formato
000985791.pdf (387.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.