Repositório Digital

A- A A+

Histórias em quadrinhos no processo de alfabetização : potencialidades dos recursos digitais

.

Histórias em quadrinhos no processo de alfabetização : potencialidades dos recursos digitais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Histórias em quadrinhos no processo de alfabetização : potencialidades dos recursos digitais
Outro título Comics and the literacy process : the potential of digital resources
Autor Rigoni, Evandra Fernanda Balbinot Damo
Orientador Favaretto, Fernando
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Escrita
Prática
Software educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Comics
[en] Software
[en] Writing practice
Resumo Esta pesquisa, de caráter teórico, tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos e objetiva analisar de que forma o uso desse gênero textual pode contribuir na alfabetização de educandos do 1º ano do ensino fundamental. O uso de ferramentas como softwares e aplicativos permite ao educando inúmeras possibilidades de construção do conhecimento, com ludicidade, dinamismo e empolgação. As Histórias em Quadrinhos podem funcionar como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e formação do leitor, uma vez que é possível perceber, através do seu uso, um incentivo às interações orais, a habilidades de leitura de texto e de imagem, evidenciando capacidade de incorporação de elementos constitutivos desse gênero de texto, como as marcas de humor. Destaca-se ainda que esses elementos também estão presentes nas produções textuais, nas quais os textos verbal e não verbal se articulam.
Abstract This research, of a theoretical character, is focused on the genre Comics and aims analyze how the use of this literary genre can contribute to learners' literacy from 1st year of elementary school. The use of tools like software and applications allows the learner several possibilities of knowledge construction, with playfulness, dynamism and excitement. The Comics can work as a pedagogical tool in literacy and reader formation process, once it is possible to notice, through its use, an incentive to oral interactions, the text and image reading skills, showing incorporation capacity of constituent elements from this text genre, like the signs of humor. It also stands out that these elements are also present in textual productions, in which the verbal and non-verbal texts are linked.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134411
Arquivos Descrição Formato
000986830.pdf (1.052Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.