Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFavaretto, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorRigoni, Evandra Fernanda Balbinot Damopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:07:45Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134411pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, de caráter teórico, tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos e objetiva analisar de que forma o uso desse gênero textual pode contribuir na alfabetização de educandos do 1º ano do ensino fundamental. O uso de ferramentas como softwares e aplicativos permite ao educando inúmeras possibilidades de construção do conhecimento, com ludicidade, dinamismo e empolgação. As Histórias em Quadrinhos podem funcionar como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e formação do leitor, uma vez que é possível perceber, através do seu uso, um incentivo às interações orais, a habilidades de leitura de texto e de imagem, evidenciando capacidade de incorporação de elementos constitutivos desse gênero de texto, como as marcas de humor. Destaca-se ainda que esses elementos também estão presentes nas produções textuais, nas quais os textos verbal e não verbal se articulam.pt_BR
dc.description.abstractThis research, of a theoretical character, is focused on the genre Comics and aims analyze how the use of this literary genre can contribute to learners' literacy from 1st year of elementary school. The use of tools like software and applications allows the learner several possibilities of knowledge construction, with playfulness, dynamism and excitement. The Comics can work as a pedagogical tool in literacy and reader formation process, once it is possible to notice, through its use, an incentive to oral interactions, the text and image reading skills, showing incorporation capacity of constituent elements from this text genre, like the signs of humor. It also stands out that these elements are also present in textual productions, in which the verbal and non-verbal texts are linked.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectComicsen
dc.subjectWriting practiceen
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectSoftwareen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos no processo de alfabetização : potencialidades dos recursos digitaispt_BR
dc.title.alternativeComics and the literacy process : the potential of digital resourcesen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986830pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples