Repositório Digital

A- A A+

O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem

.

O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem
Autor Abreu, Iracir de
Orientador Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Construção do conhecimento
Música
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Knowledge building
[en] Meaningful learning
[en] Music
[en] Parody
[en] Videos
Resumo O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido com alunos do 9º ano da escola pública estadual de São Leopoldo/ RS. Tem por objetivo analisar como a produção de paródias com o vídeo temático, pode contribuir e motivar os alunos a aprenderem, tonando-se protagonistas na construção do conhecimento (TAVARES, 2004). A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo, onde se analisa a situação dentro do seu contexto (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). Os resultados da investigação possibilitaram compreender que a produção das paródias com vídeos temáticos permitem aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades, tais como o senso crítico, a criatividade, a autonomia, e a negociação de prioridades (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). Ao propor a criação de letra e vídeo da paródia musical, foi oportunizado ao aluno expressar seus gostos musicais, associando-os ao conteúdo de forma a torná-lo mais próximo da sua realidade. Ao final da investigação pode-se concluir que, no contexto aplicado, o uso de paródias pode contribuir na construção do conhecimento do aluno, gerando uma aprendizagem significativa.
Abstract This research article was carried out with 9th grade students from public school in São Leopoldo /RS. It aims to analyze how the production of parodies with a thematic video can contribute and motivate the students to learn, becoming the main characters in the knowledge building (TAVARES, 2004). The used methodology was a qualitative case study, where the situation is analyzed within its context (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). The research results made it possible to understand that the production of parodies with thematic videos allow the students to develop many skills such as critical thinking, creativity, autonomy, and priorities negotiation (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). In proposing the creation of the lyrics and the video of the musical parody, it was offered to the students to express their musical tastes, linking them to the content to make it closer to their reality. The conclusion of this research shows that the use of parodies, in the applied context, can contribute to the students’ knowledge, generating meaningful learning to them.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134415
Arquivos Descrição Formato
000986749.pdf (1.546Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.