Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Alessandra Pereirapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Élida Cristina Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:04Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134431pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade fazer uma análise sobre o uso da tecnologia, com ênfase nos jogos educacionais computadorizados, e como podem ser utilizados na aprendizagem da matemática na Educação Infantil. Dessa forma, foi apresentada a mesa educacional E-Blocks como uma ferramenta na aprendizagem, pois associa hardware e software a materiais concretos como os blocos, onde as crianças interagem com os jogos eletrônicos e aprendem brincando noções de tamanhos, dimensões, formatos, identificação de números, subtração, soma e comandos lógicos. O estudo apresentou resultados positivos quanto ao seu uso, de mais um recurso para o professor e instigador e desafiador para os alunos, comprova-se isto através da investigação realizada na revisão bibliográfica. Nos estudos realizados, pesquisadores fizeram coleta com professores, que utilizaram a mesa educacional para atender as necessidades vinculadas à aprendizagem e aos objetivos pedagógicos propostos atendidos em relação à utilização colaborativa dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to make an analysis of the use of technology, with emphasis on computerized educational games, and how they can be used in the learning of mathematics in kindergarten. Thus, the educational table E-Blocks was presented as a tool for learning as it combines hardware and software to concrete materials such as blocks, where children interact with electronic games and learn playing sizes notions, dimensions, shapes, ID numbers, subtraction, addition and logical commands. The study showed positive results regarding the use of another resource for the teacher and instigator and challenging for students, it proves this through research carried out in the literature review. In studies, researchers made collection with teachers who used the educational table to meet the needs related to learning and the proposed pedagogical objectives met in relation to collaborative use of students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectElectronic educational gamesen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducational softwareen
dc.titleA mesa educacional alfabeto e suas possibilidades na alfabetização matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986041pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples