Repositório Digital

A- A A+

Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

.

Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Outro título Pact for national literacy at the right age (PNAIC) : use of technology for monitoring of learning
Autor Almeida, Leonardo Rocha de
Orientador Alves, Evandro
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Alfabetização
Avaliação
Ministério da Educação e Cultura
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Evaluation
[en] Execution and control of the ministry of education
[en] Monitoring system
[en] National pact for literacy in the middle one
[en] Technologies
Resumo O presente trabalho consiste numa análise sobre o Sistema de Monitoramento, Execução de Controle (SIMEC) do Ministério da Educação (MEC) em sua utilização pelos professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Neste sentido, este estudo objetiva analisar importâncias e entendimentos que educadores participantes do PNAIC fazem do sistema de monitoramento. Foram analisadas telas da interface do SIMEC utilizadas pelos participantes do PNAIC e as respostas de questionário distribuído em fluxo contínuo entre professores, oriundos da rede pública de Porto Alegre e da região metropolitana. A partir dos dados coletados, constituiu-se análise a partir de princípios metodológicos relacionados à análise de conteúdo, referenciada a partir de trabalhos como os de Bardin (2002) e Franco (2012). Realizada a análise de conteúdo dos materiais, foram elencados os seguintes núcleos de sentido: Captação de dados, Apropriação pedagógica, Melhorias possíveis. Assim, foi possível chegar em uma análise quanto a relevância de existir o SIMEC junto aos professores para que os mesmos possam repensar as suas práticas de forma mediada pelas tecnologias, além de uma orientação nacional quanto ao processo pedagógico desenvolvido no Brasil.
Abstract This work is an analysis of the Monitoring System, Execution Control (SIMEC) of the Ministry of Education (MEC) for use by teachers participating in the National Pact for Literacy in the Age One (PNAIC). Thus, this study aims to analyze amounts and understandings that participating educators PNAIC make the monitoring system. SIMEC interface screens were analyzed used by participants PNAIC and survey responses distributed streaming between teachers from the public network of Porto Alegre and the metropolitan area. From the data collected, it consisted analysis from methodological principles related to content analysis, referenced from works such as Bardin (2002) and Franco (2012). Conducted content analysis of materials, were listed the following core meanings: Data Collection, educational appropriation, possible improvements. It was possible to arrive at an analysis as to the relevance of existing SIMEC with teachers so that they can rethink their practices so mediated by technology, as well as a national focus on the educational process developed in Brazil.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134439
Arquivos Descrição Formato
000986595.pdf (1.349Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.