Repositório Digital

A- A A+

Rádio recreio no contexto escolar

.

Rádio recreio no contexto escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Rádio recreio no contexto escolar
Autor Fazenda, Marisa Madalena Bastos
Orientador Hahn, Raquel Usevicius
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Radiodifusão educativa
Recreio
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Learning
[en] Media education
[en] Recreational radio
Resumo O rádio é um meio de comunicação de grande repercussão social e de fácil acesso para qualquer cidadão, portanto a partir da função social que a escola desempenha em relação ao desenvolvimento do indivíduo é necessário fazer uso desta mídia como alternativa de aprendizado e entretenimento no ambiente escolar. Com o objetivo de inserir uma rádio recreio no contexto escolar o presente trabalho pretende mostrar como se deu esta inserção, de onde surgiu a ideia e a importância de mostrar que os alunos são capazes de colocar em prática uma teoria antes vista somente no papel. A partir daí, elaborou-se uma programação que possibilitasse a utilização do rádio como um meio de comunicação oportunizando o acesso dos demais segmentos da escola, a divulgação dos eventos escolares, a elaboração de roteiros com atividades de entretenimento, lazer e aprendizado para os intervalos de recreio, incentivo a pesquisa; conhecimento e manuseio dos equipamentos técnicos, como: mesa de som, microfone, caixas de som, amplificador, internet, computador; estimular protagonismo dos alunos para a resolução de problemas comportamentais no contexto escolar. Os resultados obtidos, através desta pesquisa, revelam que os alunos conseguiram perceber a escola com um novo olhar, o problema da indisciplina não se evidenciou tanto, a proposta viabilizou maior interação de todos levando-os a se organizarem e a participarem mais, a música e o entretenimento mexeu com os sentimentos e as emoções fazendo-os sentirem-se valorizados e exercitando mais cidadania democrática.
Abstract Rádio is a medium to large social impact of communication and easy access for all citizens, so from the social role that the school plays in relation to the development of the individual is necessary to make use of this media as learning alternative entertainment in the school environment . In order to insert a radio play in the school context, this work aims to show how was this integration, where did the idea and the importance of showing that students are able to put into practice a theory before seen on paper only. From there, drew up a schedule that would allow the use of radio as a medium providing opportunities for access by other school segments, dissemination of school events, preparing roadmaps with entertainment activities, leisure and learning for breaks recreational, research incentives; knowledge and handling of technical equipment, such as mixing desk, microphone, speakers, amplifier, internet, computer; stimulate students' role for resolving behavioral problems in the school context. The results obtained through this research reveal that students were able to see the school with a new look, the problem of indiscipline there was no evidence either, the proposal has enabled greater interaction of all leading them to organize themselves and to participate more, music and entertainment messed with the feelings and emotions making them feel valued and exercising more democratic citizenship.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134440
Arquivos Descrição Formato
000986766.pdf (739.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.