Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHahn, Raquel Useviciuspt_BR
dc.contributor.authorFazenda, Marisa Madalena Bastospt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:11Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134440pt_BR
dc.description.abstractO rádio é um meio de comunicação de grande repercussão social e de fácil acesso para qualquer cidadão, portanto a partir da função social que a escola desempenha em relação ao desenvolvimento do indivíduo é necessário fazer uso desta mídia como alternativa de aprendizado e entretenimento no ambiente escolar. Com o objetivo de inserir uma rádio recreio no contexto escolar o presente trabalho pretende mostrar como se deu esta inserção, de onde surgiu a ideia e a importância de mostrar que os alunos são capazes de colocar em prática uma teoria antes vista somente no papel. A partir daí, elaborou-se uma programação que possibilitasse a utilização do rádio como um meio de comunicação oportunizando o acesso dos demais segmentos da escola, a divulgação dos eventos escolares, a elaboração de roteiros com atividades de entretenimento, lazer e aprendizado para os intervalos de recreio, incentivo a pesquisa; conhecimento e manuseio dos equipamentos técnicos, como: mesa de som, microfone, caixas de som, amplificador, internet, computador; estimular protagonismo dos alunos para a resolução de problemas comportamentais no contexto escolar. Os resultados obtidos, através desta pesquisa, revelam que os alunos conseguiram perceber a escola com um novo olhar, o problema da indisciplina não se evidenciou tanto, a proposta viabilizou maior interação de todos levando-os a se organizarem e a participarem mais, a música e o entretenimento mexeu com os sentimentos e as emoções fazendo-os sentirem-se valorizados e exercitando mais cidadania democrática.pt_BR
dc.description.abstractRádio is a medium to large social impact of communication and easy access for all citizens, so from the social role that the school plays in relation to the development of the individual is necessary to make use of this media as learning alternative entertainment in the school environment . In order to insert a radio play in the school context, this work aims to show how was this integration, where did the idea and the importance of showing that students are able to put into practice a theory before seen on paper only. From there, drew up a schedule that would allow the use of radio as a medium providing opportunities for access by other school segments, dissemination of school events, preparing roadmaps with entertainment activities, leisure and learning for breaks recreational, research incentives; knowledge and handling of technical equipment, such as mixing desk, microphone, speakers, amplifier, internet, computer; stimulate students' role for resolving behavioral problems in the school context. The results obtained through this research reveal that students were able to see the school with a new look, the problem of indiscipline there was no evidence either, the proposal has enabled greater interaction of all leading them to organize themselves and to participate more, music and entertainment messed with the feelings and emotions making them feel valued and exercising more democratic citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedia educationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectRecreational radioen
dc.subjectRadiodifusão educativapt_BR
dc.subjectRecreiopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleRádio recreio no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986766pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples